Eleições 2010Mídia

NÃO CUSTA LEMBRAR. De repente, uma novidade é apresentada ao público, o “tracking”

Confira a seguir trecho da nota publicada aqui na noite de 7 de setembro de 2010, uma terça-feira:

’TRACKING’. Aumenta ainda mais a diferença de Dilma sobre Serra: 56% a 21%

A pesquisa diária (“tracking”) feita pelo instituto Vox Populi, sob encomenda do portal iG e da rede Bandeirantes, aponta, sete dias depois de iniciado, uma diferença em favor de Dilma Rousseff (PT) que, se confirmada nas urnas, indicará uma verdadeira sova eleitoral dela sobre o tucano José Serra. Confira mais detalhes dos últimos números, desta terça-feira:

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 56%, Serra 21%

…No sétimo dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 56% e o tucano José Serra 21% das intenções de voto. Em relação ao primeiro dia da medição, no dia 1 º de setembro, a petista oscilou positivamente cinco pontos percentuais. O candidato tucano teve oscilação negativa de quatro pontos percentuais. A margem de erro é de 2,2 pontos. No dia 1º de setembro, Dilma tinha 51% e Serra 25%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, é possível afirmar, sem medo: pela primeira vez, num processo eleitoral, veículos de comunicação (no caso a rede Bandeirantes e o portal iG) contratam e passam a divulgar diariamente aquele tipo de pesquisa que era comum apenas aos partidos: o tracking. Feito por telefone e com uma metodologia toda especial, ele aponta a tendência continuada acerca da preferência do eleitorado. Na opinião deste editor, é uma das grandes novidades midiáticas de 2010.

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