DestaqueUFSM

UFSM. Inscrições ao processo seletivo da pós-graduação da UFSM vão até sexta-feira (14)

Processo seletivo será feito de forma online, sem atividade presencial

Por Assessoria de Comunicação da UFSM

As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM divulgam o edital do processo seletivo de pós-graduação, em nível de doutorado, mestrado e especialização, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. As inscrições podem ser feitas até 14 de janeiro, às 12h.

São disponibilizadas 87 opções de ingresso, num total de 1.542 vagas, sendo 468 em cursos de doutorado, 959 de mestrado e 115 de especialização.

Os editais específicos referentes à seleção de cada curso de pós-graduação estão publicados nesta mesma página, e separados por nível de curso: doutorado, mestrado e especialização. 

Todo o processo seletivo será feito de forma online, sem a exigência de atividade presencial pelos candidatos. A divulgação do resultado final dos candidatos classificados e suplentes está prevista para 25 de fevereiro. 

Os cursos de pós-graduação deste edital têm suas atividades acadêmicas realizadas de forma presencial. Entretanto, durante a pandemia e enquanto vigorar o Regime de Exercícios Domiciliares, o REDE (Resolução 024/2020), as aulas serão ministradas de forma remota/online e o conteúdo prático será realizado com o retorno das atividades acadêmicas presenciais na UFSM. O retorno das atividades acadêmicas presenciais ainda está sendo avaliado e será divulgado após homologação do calendário acadêmico 2022.

Informações sobre o REDE:

Resolução sobre o REDE
Perguntas e Respostas sobre o REDE
Plataforma UFSM em REDE

Dúvidas referente ao edital geral de seleção podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Pós-Graduação (CPG) da PRPGP, pelo e-mail [email protected].

As dúvidas e solicitações de informações referentes aos editais específicos de cada curso, ao processo de seleção e à documentação a ser enviada devem ser encaminhadas a cada programa/curso. As formas de contato podem ser obtidas no edital geral, nos editais específicos de cada curso ou na página da PRPGP (www.ufsm.br/prpgp), no menu “Pós-Graduação”, onde os cursos estão organizados por nível (especialização, mestrado e doutorado).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo