FINANÇAS MUNICIPAIS. Schirmer propõe orçamento R$ 53,5 milhões maior em 2012
Não há dúvida: o troco será bom. Ou, no mínimo, bem melhor (do já ótimo 2011). A proposta de orçamento municipal para o próximo ano, encaminhada pelo prefeito Cezar Schirmer à Câmara de Vereadores, é 13,84% superior a deste ano. Em troco, R$ 53,5 milhões além dos R$ 386,5 milhões previstos para 2011.
Para saber mais detalhes, confira o material distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura. Ah, e lá embaixo você encontra um link para saber para onde irá o dinheiro e um comparativo em relação a 2011. O texto é de Fabrício Minussi. A seguir:
“Prefeitura encaminha à Câmara de Vereadores Lei Orçamentária anual de R$ 440 milhões
Com previsão de mais investimentos em saúde, educação, infraestrutura e segurança, na manhã desta quinta-feira (27) o prefeito Cezar Schirmer encaminhou à Câmara de Vereadores de Santa Maria o Projeto da Lei Orçamentária 2012 (LOA). A proposta orçamentária representa as metas a alcançar no próximo exercício, “assegurando a operacionalização dos objetivos traçados a partir dos projetos e atividades, diante do quadro atual das finanças públicas do país”, disse o prefeito.
A LOA é uma lei anual, formal, única e impessoal e que deve guardar compatibilidade com o Plano Plurianual (PPA) e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2012. A Lei Orçamentária, composta pela receita estimada e a despesa prevista para todo o exercício, é responsável pela execução dos projetos do governo. O valor total do Orçamento estimado para 2012 é de R$ 440 milhões. A LOA é composta por Receitas Próprias (IPTU, ISS, ITBI, Taxas, Funcip, Dívida Ativa e dentre outras); Transferências Federais e Estaduais (ICMS, IPVA, FPM, IPI, ITR, FUNDEB e Salário Educação) e Receitas de Capital (Alienação de Ativos, Transferências da União para Investimentos, e as Operações de Crédito.
O princípio fundamental da Lei orçamentária é o equilíbrio entre receita e despesa. Entre as despesas do município estão as Despesas Correntes, aquelas relativas à manutenção dos serviços municipais, e às Despesas de Capital, como investimentos, concessões de empréstimos aos pequenos produtores rurais e amortização da dívida. O secretário explicou que em 2011 o município irá gastar cerca de 50% com pessoal, e conforme a legislação vigente, 25% da receita resultante de impostos será aplicada na Educação, 15% na Saúde e cerca de 8% com manutenção da máquina Pública.”
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Boa noite.
Já disse no Blog, que a única coisa que espero do Alcaide é que ele não sai pela cidade largando “garapa” de asfalto pelas ruas da Boca do Monte, como já fizeram no meu Bairro em duas adminstrações anteriores em véspera de eleição.
Nem todos….
Pena quem tem é galinha,é a tática de todos os políticos de olho na reeleição,o último ano é obras e mais obras,mesmo que desnecessárias,querem mostrar ao zé povo,no horário político, que a cidade é um canteiro de obras,propaganda enganosa.Eu não sei por que um mandato de 4 anos,se ELES deixam tudo para o último ano á toque de caixa?
É uma pena que o prefeito tenha se rendido ao modo tradicional de fazer gestão pública e esperado 3 anos para, com um orçamento voltado a mais investimentos em ano eleitoral, enfim “fazer mais e fazer direito”.