Eleições 2012JudiciárioPartidosPolítica

PARTIDOS. Em meio ano, mais 1,8 milhão de brasileiros na relação de filiados. E daí?

Fica o editor a matutar duas coisas. Uma, mais ampla: afinal, já imaginaram se esse verdadeiro exército de filiados que, no total, deve ultrapassar fácil os 15 milhões de brasileiros, fosse de fato composto por militantes? Pois é. Não há dúvida: a discussão política seria infinitamente melhor. Outra, mais restrita, local: quantos são os alistados aos partidos em Santa Maria, e qual o tamanho de cada um nesse critério, embora já se saiba que passa de 25 mil o total de inscritos?

A resposta à primeira questão não existe. Ou, ao contrário, já se pode dizer que, lamentavelmente, a maior parte dos filiados não é militante. Apenas compõe uma lista de gente que vai votar (ou não) nas convenções. A segunda resposta – quem é quem em Santa Maria – virá provavelmente já nesta semana.

Enquanto isso não ocorre, ficamos com a informação da Agência de Notícias do Tribunal Superior Eleitoral, que atualiza a questão até esta sexta-feira, prazo máximo para o envio de informações, pelos partidos, à Justiça. Confira:

Justiça Eleitoral registrou mais de 1,8 milhão de novas filiações

Terminou nesta sexta-feira (14) o prazo para os partidos políticos informarem à Justiça Eleitoral a relação atual de seus filiados em todo o Brasil. De acordo com os dados computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o momento, 1.845.196 pessoas se filiaram a algum partido político nos últimos seis meses. Esse período corresponde ao intervalo entre abril e outubro, meses em que os partidos políticos são obrigados a enviar os dados, conforme determina a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 19).

Assim, apesar de o prazo ter sido encerrado hoje, os partidos que não conseguiram comunicar as filiações não serão prejudicados, pois em abril de 2012 será aberto um novo prazo para informações da base de filiados no sistema Filiaweb, desenvolvido pelo TSE.

PSD

Foi nesse sentido que decidiu a ministra Nancy Andrighi, corregedora-geral eleitoral, ao negar um pedido do Partido Social Democrático (PSD) que pretendia prorrogar o prazo para envio das listas de seus filiados…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo