ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. A pesquisa dos petistas e o favoritismo de Schirmer. Mas…

12 cenários na pesquisa. Só num o prefeito não aparece na frente. Mas…

Encomendada por líderes petistas, pesquisa realizada há 10 dias, é bastante elucidativa do pensamento do eleitorado local. E bom retrato do momento – a 10 meses do pleito.

Observatório teve acesso exclusivo ao resultado – com um relatório de 60 páginas – tudo publicado no site do colunista, ao longo desta semana. Os contratantes do trabalho, realizado por instituto que já fez várias pesquisas na cidade, desceram às minúcias. Além do espontâneo – em que os 400 entrevistados são convidados a dizer um nome de própria escolha – foram montados outros 11 cenários possíveis, incluindo, juntos ou separados, cinco nomes petistas, mais o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e o deputado Jorge Pozzobom (PSDB).

Schirmer é vencedor em 11 dos 12 cenários (espontâneo inclusive). Mas há detalhes que não podem ser deixados fora de qualquer análise. Um é mais ou menos óbvio. O cidadão ainda não pensa na eleição. O que explica por que, na pesquisa espontânea, mais de 84% se mostrem indecisos.

Outro é a presença possível de Pozzobom. É competitivo, mas hoje ainda ficaria em terceiro lugar – se os oponentes fossem Schirmer e um dos integrantes da tríade petista (Fabiano Pereira, Valdeci Oliveira ou Paulo Pimenta).

E o terceiro é que some qualquer dúvida em relação a quem poderia competir, pelo PT. Não sendo um dos grandões, os votos seriam bastante ralos.

Resumo da ópera (e o leitor está convidado a ir ao site e conferir mais detalhes): Schirmer é, sim, favorito. Mas essa condição fica bem menos confortável se, ao mesmo tempo, concorrerem o tucano Pozzobom e um dos três principais nomes do PT.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo