COLUNA OBSERVATÓRIO. Surge o Diário do Interior. E a morte do primeiro intendente
Isso é história!
“1911, 15 de maio – Circula o último número de A Tribuna.
16 de maio – Surge o Diário do Interior, substituindo A Tribuna, de propriedade e direção de Alfredo Rodrigues da Costa, e que subsistirá até 30 de setembro de 1939.
26 de junho – Morre Francisco de Abreu Vale Machado, que foi o primeiro intendente municipal do município e reeleito para o período imediato, fato até hoje não repetido.”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
NOTA DO COLUNISTA: como o livro foi publicado no final dos anos 50, parece óbvio que o feito atribuído a Vale Machado somente seria repetido no início deste milênio, quando Valdeci Oliveira foi eleito e reeleito para um segundo mandato.
De lá para cá, porém, também é preciso registrar que o instituto da reeleição somente foi viabilizado na metade dos anos 90.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.