R$ 15 MIL. Neymar disse que juiz de futebol era “ladrão”. Foi condenado a indenizar
Digamos que a pena não vai causar exatamente graaaandes danos à carteira do jovem e já multimilionário futebolista. Talvez por isso, inclusive, resolveu sequer recorrer da sentença em primeira instância e vai pagar a indenização. Da mesma forma, o árbitro talvez não precise tanto assim do troco – tanto que vai doá-lo a instituição de caridade.
No entanto, o caso é exemplar noutro aspecto: ofender alguém, injuriar ou difamar é, sim, ato passível de punição. Mesmo (ou quem sabe principalmente) que seja pelas redes sociais.
A história toda tem como protagonistas o craque Neymar e o árbitro Sandro Meira Ricci. E quem a conta, em detalhes, é o ótimo Espaço Vital, especializado em questões jurídicas. Acompanhe:
“Juiz ladrão, vai sair de camburão”
O futebolista Neymar da Silva Santos Júnior foi condenado a indenizar com R$ 15 mil o árbitro Sandro Meira Ricci por ofensas publicadas no Twitter. A sentença foi proferida em audiência, pelo juiz Afonso de Barros Faro Júnior, em audiência de conciliação (inexitosa) no Fôro de Santos (SP).
O episódio que motivou a ação ocorreu durante o jogo Santos x Vitória pelo Brasileirão de 2010. Ricci anotou um pênalti a favor do time baiano e em seguida apareceram os seguintes dizeres no Twitter oficial de Neymar: “juiz ladrão, vai sair de camburão”. Minutos depois, a mensagem foi apagada. Em seguida, outras duas foram inseridas: “eeeeeeeeeeee juizãooooo” e “meu Santos sempre prejudicado pela arbitragem!”.
A defesa de Neymar – que naquele dia não foi escalado por causa de uma lesão – alegou que a frase foi escrita por “um amigo” do jogador. O juiz flagrou aí o agir culposo do atleta. “Não tendo o seu titular tomado as cautelas necessárias para que não usassem sua assinatura para fins ilícitos, deve responder por esta omissão”, decidiu o magistrado…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.