Claudemir PereiraInternetJornalismo

AUDIÊNCIA DO SÍTIO. Mais de 11 milhões de hits em 2011. Média de IPs: 48,5 mil/mês

Audiência anual, conforme a LocaWeb: na linha azul, lá em cima, número total de hits

Antes, se impõe um aviso: os números de 2011 dificilmente irão se repetir em 2012. A partir de meados de novembro, numa operação de “refino” feita pela LocaWeb (uma das maiores empresas do ramos, no País, e em cujos servidores o sítio está alojado), parte dos hits (cliques em qualquer ponto do sítio) passaram a ser, digamos, limados. Aqueles que, por definição, são em pontos isolados da página, mas não têm a ver com o conteúdo propriamente dito, deixaram de ser contados. O que é bom. Embora signifique uma redução numérica, garante maior fidelidade à estatística – o que interessa ao editor, ao leitor e ao anunciante.

Em dezembro, mais de 44 mil IPs diferentes

Passa a ser mais importante, isso sim, a quantidade de IPs, os endereços dos quais partem os acessos. Eles é que determinam, ainda que aproximadamente, o número de leitores. Para exemplificar, tomemos o mês de dezembro, recém-encerrado. Neles foram constatados exatamente 44.179 endereços IPs. É o número de leitores? Não. Afinal, este pode acessar de diferentes IPs: no trabalho, em sua residência e (como tem se notado mais recentemente) via telefone celular. Assim, o Claudemir, um leitor (nem tão) hipotético, acessa a página no(s) seu(s) emprego(s), em casa e até na rua. E são IPs diferentes. Estima-se, no entanto, que o número de leitores seja, no mínimo, de 50% do total de IPs – um número fantástico e provavelmente não igualado em Santa Maria, com a provável exceção dos sítios oficiais e das Universidades.

Feitas essas considerações, que a honestidade profissional do editor obriga, há, sim, muuuuito a comemorar em 2011. No total, foram exatos 11.228.479 hits, nos 12 meses. Com uma média mensal de 935 mil e diária de 30.762. O pico de audiência se deu entre junho e outubro. E os meses menos acessados foram janeiro, fevereiro e, incrivelmente, agora em dezembro (exatamente por força da nova rotina de aferição).

Enrosco petista, nota mais lida do mês

Mais importante de tudo: a média mensal de endereços IPs alcançou 48,5 mil, em números redondos – em dezembro passado foram 44.179, para um total de 628.408 hits. Nada mau, cá entre nós.

A MAIS LIDA – como curiosidade, os temas que mais interessaram aos leitores, no último mês do ano, foram os enroscos petistas e a indefinição do partido acerca dos rumos a tomar para 2012. A pesquisa (que o sítio publicou com exclusividade) e as reuniões e articulações das correntes internas predominaram nos campeões de audiência – ao lado das cinco notas com a entrevista exclusiva feita com o prefeito Cezar Schirmer, e publicada nos dias finais do ano.

No entanto, entre todas as mais de 300 notas editadas em dezembro, a mais lida foi publicada na manhã de 6 de dezembro, uma terça-feira. Ela demonstrava a perplexidade e até a confusão reinante no interior do principal partido de oposição de Santa Maria. Tinha o título “ACREDITE. PT, que não tinha candidato, de repente tem TRÊS. Resta saber se terá um” e, se você quiser reler, basta clicar AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo