ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. As novas funções de Valdeci Oliveira e suas consequências

Deputado (alguém ainda tem duvida?) está fora da disputa de outubro

O que era uma especulação insistente, a partir da saída de Estilac Xavier para o Tribunal de Contas do Estado e o anúncio da substituta, a deputada Miriam Marroni, virou realidade no início desta semana: deputado estadual em primeiro mandato, o ex-prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira, foi o escolhido de Tarso Genro para representar oficialmente o governo, na Assembleia Legislativa.

Afora a questão da honraria, de resto municiadora do currículo do ex-metalúrgico e líder sindical transformado em militante político-partidário de sucesso eleitoral, há pelo menos duas consequências objetivas, para o futuro imediato. Uma, de interesse direto da comunidade; outra, no campo interno do petismo.

Parece óbvio que, como interlocutor direto (podendo entrar no gabinete sem bater, como se diz) do governador, Valdeci torna-se, de pronto, o ponta de lança privilegiado dos interesses locais e regionais, junto ao Palácio Piratini. E será usado nesse sentido – seria uma estupidez pensar e agir diferente.

Do ponto de vista do petismo da boca do monte, morre de vez a ideia de muitos militantes do partido. Havia os que mantinham acesa a esperança de que Valdeci ainda pudesse ceder aos apelos e concorrer à sucessão de Cezar Schirmer. Com os novos encargos, cai por terra qualquer possibilidade de uma candidatura.

Desta forma, o problema (que é sério, ninguém mais duvida) do PT segue do mesmo tamanho. Assim como a dúvida sobre quem vai representar o partido do Cara, na disputa de 7 de outubro, em Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo