ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Opinião, preocupada, de um ‘pensante’ sobre o PT de Santa Maria

Por EDER R. FLORES

Nesta semana em entrevista ao Jornal A Razão, o professor de Pensamento Político do Departamento de Ciências Sociais da UFSM, João Rodolpho Amaral Flores, fez uma análise interessante do momento atual da política santa-mariense. Lembrou muito bem da história do antigo PTB, ainda do Brizola, e falou sobre a situação do PDT. Decretou que as duas siglas em Santa Maria foram fadadas ao segundo escalão por falta de uma renovação política.

E o PT? Os petistas foram citados por Amaral quando disse que podem estar no mesmo rumo: os esquecidos da cidade. Ou seja, a dificuldade do partido em encontrar um nome que possa fazer frente a Cezar Schirmer em outubro preocupa o analista.

No seu entender, o fato dos três principais nomes do PT estarem bem colocados em setores estratégicos fora do Município deixou a militância órfã. A renovação também estaria prejudicada pela falta de um movimento estudantil atuante (onde surgem os petistinhas), pois como o governo federal e estadual são da sigla fica difícil entrar em choque com os criadores.

Bom, chegar ao tamanho esquecimento que PTB e PDT conseguiram nos últimos anos, principalmente o brizolistas, não é uma tarefa fácil, pois para isso deve haver muita inabilidade política, que não falta em Fabiano Pereira, Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira. Chegar ao marasmo somente se estes abandonassem de vez as bases santa-marienses.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. @Jose Delcatti

    Pelego é o teu Governo, Governo Sindicalista que hoje criminaliza greves. Juntou com a pior laia politica do País. Não que seja o meu desejo, mas é a dura realidade que descerá guela a baixo de voces PTista. Ué, anda sumido, assumiu um das quase quinhentas boquinha do Governo do Estado e veio passar o Carnaval na cidade. risos

    @Jose Delcatti

  2. Boa tarde.
    Como dizia o Raulito, tudo que sobe desce! O Grande problema do PT, e dos partidos que foram criados fazendo oposição, é o seguinte, viveram do discurso fácil, quando conquistam o Poder são vidraças, e muitos jogam os princípios para a cesta de lixo da história. Nos partidos, como nos Sindicatos, e em quase toda organizações falam em renovação dos quadros, infelizmente quem está na berlinda não faz o dessapego. Pior, quando surge alguem que possa fazer um “costado” com se diz na minha QQQ, Quaraí querência Querida, é logo fritado, morto e sepultado. Bueno quanto as lideranças PTistas na minha avaliação, volto a repetir, venha quem vier, continuando a atual coligação do Paço Real levará um capote.

  3. Minha opinião é parecida com a do professor. E me atrevo a dizer: o posicionamento do trio é egoista e até irresponsável (com o partido, a cidade e a democracia).

  4. Vou, atrever-me, e deixar aqui meu inábil comentário, porque não tenho nenhuma habilidade política e muitas vezes me vejo escrevendo elefantíases para não dizer coisas utópicas ou por demais simplórias que não condiz com o sistema em que todos estamos inseridos. Sistema esse que sufoca, desestrutura, faz vítimas até letais. A gente chega até pensar que ser desonesto é “a glória”. Isto, creio, não se encontra nos três possíveis candidatos apresentados pelo PT. E tudo rola na Internet. Então, estamos sentido que os tempos estão mudados. E podemos ver quais são os políticos de estirpe? Quais os que apresentariam um projeto de gestão, sério? Inteligente! Dinâmico! Que levaria seus munícepes a ter plena consciência de sua verdadeira cidadania e colaborar com a coisa minicipal, evitando depredações, falcatruas, desperdícios e sobretudo verbas bem aplicadas e um difícel ascesso à corrupção, etc… Eu torso que o melhor, saia vencedor. “Eu quero, eu posso, eu consigo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo