AssembleiaEstadoPolítica

ESTADO. Valdeci, líder do governo Tarso. O que isso pode significar para Santa Maria

Valdeci com Tarso: reuniões com partidos da base para planejar as demandas do ano

O que era uma especulação, fundada nos movimentos dos últimos dois meses, quando anunciou-se que Miriam Marroni, a detentora da função, iria para a Secretaria Geral de Governo, consumou-se na tarde de ontem (como você leu AQUI). Valdeci Oliveira, deputado estadual e ex-prefeito de Santa Maria, é o líder do governo na Assembleia Legislativa.

Mas, e que significado têm para Santa Maria, essa escolha de Tarso Genro? Há dois. Um imediato: a cidade ganha um interlocutor ainda mais privilegiado junto ao Palácio Piratini. E tudo o que isso decorre. Afinal, não será por falta de alguém com grande proximidade que os pleitos locais deixarão de ser enviados.

A outro é perceptível no médio prazo, assim entendido outubro de 2012. Obviamente, a nomeação de Valdeci indica, se alguém ainda tinha dúvida, que o nome dele está definitivamente fora da disputa pela sucessão de Cezar Schirmer. Ou alguém ainda imagina essa possibilidade? Não este editor, creia.

Sobre a informação, especificamente, e outros detalhes da nomeação e das novas funções de Valdeci, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do parlamentar e distribuído no final da tarde passada. O texto é de Tiago Machado, com foto de Sarah Souza. A seguir:

Valdeci é o novo líder do governo Tarso

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), 54 anos, foi confirmado, nesta terça-feira (31), como o novo líder do governo na Assembleia Legislativa. A confirmação foi feita pelo governador do Estado Tarso Genro após reunião com Valdeci nesta tarde, no Palácio Piratini. O deputado substitui na função a colega Miriam Marroni (PT) que deixa a Assembleia Legislativa para assumir, em fevereiro, a Secretaria Geral de Governo. Ao anunciar o nome de Valdeci, o governador disse que ele tem experiência política, capacidade de diálogo e conhecimento de gestão. “Fico muito honrado em receber esta confiança do governador, do governo e do PT. Desde já asseguro muito trabalho, muita disposição e diálogo permanente com todas bancadas, e todos deputados sejam de situação ou de oposição”, disse Valdeci. O petista também disse que a sua primeira providência como líder será realizar série de reuniões com os deputados da base aliada para planejar o ano legislativo de 2012.

“Será uma ano decisivo para o governo e para o Estado, teremos muito trabalho pela frente. Minha experiência de mais de 20 anos na política em cargos legislativos e executivos me dá confiança e o preparo para enfrentar este grande desafio que assumirei de forma coletiva com todos deputados da base”, ressaltou ele. Valdeci também disse que terá uma relação qualificada e respeitosa com os deputados de oposição. “A oposição aqui na Assembleia é firme, é fiscalizadora como tem que ser uma oposição, mas nunca falta ao Rio Grande e está sempre disposta a dialogar”, enfatizou.

Na mesma reunião com Tarso, foi confirmado o nome do deputado Ronaldo Santini (PTB) como vice-líder do governo.

Currículo – Ex-metalúrgico, agricultor e comerciário, o santa-mariense Antônio Valdeci Oliveira de Oliveira começou sua trajetória política nos movimentos sociais. Na década de 80, foi presidente do Sindicato dos Metalúrigicos de Santa Maria e vice-presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Rio Grande do Sul. Em 1986, se filiou ao PT e em 1988 se elegeu vereador de Santa Maria. Reeleito em 1992 com a maior votação da cidade, ele concorreu a deputado federal em 1996 ficando na primeira suplência. Em 1996, assumiu o mandato de deputado federal, sendo eleito novamente em 1998.

 Em 2000, venceu as eleições para prefeito de Santa Maria e em 2004 se tornou o primeiro prefeito reeleito da história da quinta maior cidade gaúcha. Em 2006, foi escolhido pelo diretório nacional do PT para coordenar a campanha à reeleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Sul. Após cumprir dois mandatos de prefeito de Santa Maria, Valdeci se elegeu deputado estadual em 2010 com 64.163 votos, sendo que destes mais de 46 mil foram registrados em Santa Maria, o que representou a maior votação já obtida em uma eleição proporcional na cidade.

Valdeci é filho do casal de agricultores Joreci e Lenir, é casado com Elaine Oliveira e tem duas filhas: Tamara, 25 anos, e Diossana, 21 anos.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. @empreendedor
    Boa noite Senhor. Pena que o PT e a base de apoio fizeram um abafa para não acontecer a CPI da DAER. Se fosse instala, nós gaúchos estariamos muito bem informado, sabendo quem é quem, e não ficariamos a mercê do Sr. Promotor. Pena neh, autrora o PT foi o Rei das CPIs, hoje como os seus estão na reta, já não lhe interessa mais as CPIs, isso que chamo de contradição, e incorência da cumpanherada.

  2. Significa,no minímo, que a comuna forja(produz) politicos: Governador, deputado Federal, dois deputados estaduais, atualmente! Democraticamente, no Voto.

  3. @Pablo
    O Sr. ainda não se manifestou sobre o ato falho em comentário anterior, quando inadvertidamente citou a expressão “nosso partido”. Continua a pergunta: Qual partido representas ou diz representar?

  4. Pablo, em que país vives? Deve ser este forte sol que insiste em castigar Santa Maria.
    O Tarso em apuros? O que tu diria (e não disse) sobre o governo (ou falta de) Yeda? Pelo amor de Deus!!!!!

  5. Significa que o Tarso está em apuros, Valdeci vai levar uma surra do Pozzobom. Mas está tudo em casa, um governo que não fez nada ainda, ele não terá muito o que defender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo