AssembleiaEconomiaEstadoPolítica

NA TRIBUNA. Líder do governo Tarso, Valdeci aponta novo modelo adotado para desenvolver o Rio Grande

Valdeci, na tribuna: retomada do desenvolvimento econômico do RS, em novo modelo

O Estado como indutor do desenvolvimento econômico e da competitividade empresarial. Essa é a base do projeto econômico do governo, realçada por seu líder parlamentar, Valdeci Oliveira, na Assembleia Legislativa – em discurso proferido nesta quinta-feira.

Também faz parte desse processo, entre outros fatores, a aproximação do Palácio Piratini com o Planalto o que, conforme citação do deputdo petista, permite uma série de obras vitais para esse propósito, como, para ficar num exemplo, o incentivo às indústrias naval e de base tecnológica.

Mas, o que mais disse Valdeci, no Grande Expediente da sessão da tarde passada do parlamento gaúcho? Confira no material produzido pela Agência de Notícias do Legislativo. A reportagem é de Letícia Rodrigues, com foto de Marcelo Bertani. A seguir:

Valdeci Oliveira destaca a retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Sul

O período do Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (23) foi ocupado pelo deputado Valdeci Oliveira (PT). O líder do governo na Assembleia falou sobre as bases para a retomada do desenvolvimento no Rio Grande do Sul, analisando o atual modelo de desenvolvimento do Estado, o alinhamento com o governo federal, os investimentos e obras a serem realizados nos próximos anos.

No começo de sua manifestação, o parlamentar fez questão de salientar que o modelo de desenvolvimento que atualmente começa a se fortalecer é resultado de esforços, ações e projetos passados e presentes, lembrando as diferentes experiências que foram aplicadas ao longo do tempo. “Alguns projetos defendiam prioritariamente o fortalecimento do Estado, outros uma relação mais contundente com a iniciativa privada. Uns defendiam a ampliação de políticas sociais com o fortalecimento da matriz produtiva local, outros priorizavam a atração de investimentos”, ponderou.

Para o deputado, essa rotatividade de modelos de desenvolvimento permitiu o amadurecimento da sociedade, das autoridades políticas e dos gestores, permitindo um importante acúmulo de experiências. “Hoje, já inserido no contexto de globalização internacional e no contexto de crescimento com distribuição maciça de renda instaurado no país pelo governo do presidente Lula, o Rio Grande do Sul vive um novo paradigma”, avaliou.

O novo modelo de desenvolvimento apontado pelo petista é o em que o Estado é indutor do desenvolvimento econômico e da competitividade empresarial, e simultaneamente gerador de políticas públicas de cunho social e de combate às desigualdades. “Aos poucos, o Rio Grande começa a mostrar que pode crescer distribuindo renda e que pode distribuir renda sem perder desenvolvimento econômico”, ressaltou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo