EconomiaPolíticaPrefeitura

PREFEITURA. Giovani Manica responde (e esclarece) a comentários da Esquina Democrática

A propósito de uma série de comentários de leitores, à Esquina Democrática da última segunda-feira (releia AQUI), o editor recebeu, agora à noite, correspondência eletrônica do secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, que integra a comitiva santa-mariense liderada pelo prefeito Cezar Schirmer e que se encontra na Europa há 10 dias. Por sua óbvia pertinência, o texto é reproduzido a seguir, na íntegra. Confira:

Prezado Claudemir,

Como faço diariamente, acesso teu site para buscar informações de nossa cidade.

Fiquei surpreso com alguns comentários do tópico: O anúncio do investimento basco da Aclima é só o início?

Diante da leviandade que existe em alguns comentários, venho deixar claro algumas questões:

1-   Por décadas nossa cidade ficou fora da rota de receber investimentos pela falta de liderança da Prefeitura, na pessoa do Prefeito, de promover, divulgar e negociar investimentos em Santa Maria;

2-   Nos últimos 3 anos, pela postura arrojada e de vanguarda do Prefeito Schirmer, Santa Maria municipalizou Distrito Industrial, institucionalizou modernas ferramentas de atração de investimentos, que já trouxe para nossa cidade a KMW, 19 novas industrias no DI em 3 anos, sendo que em 30 anos só 23 haviam ali se estabelecido. Dias atrás mais 9 carta consultas de investimentos no DI foram assinadas. É claro que a oposição e os que jogam contra a cidade odeiam ler e/ou ouvir essa realidade.

3-   Na Missão Empresarial a Espanha, as pessoas que fazem parte da Prefeitura tiveram suas despesas pagas conforme a lei, todos os demais empresários arcaram com suas despesas sem NENHUM subsidio ou investimento da Prefeitura

4-   No grupo de empresas presente, tem a Polo Eletro, GR2 do Grupo Build, Quimea, que já são conhecidas, inclusive com atuação em todo mercado nacional, outras empresas como a Sustentasul e a Destina não estão no mesmo grau de desenvolvimento, mas apresentaram projetos que podem render parcerias, sociedades, etc.

5-   Os resultados da missão já superaram as nossas espectativas, com a confirmação da ACLIMA, e da visita em maio de investidores espanhóis em cítricos.

Esta é a verdade.

Giovani Carter Manica

Sec. Relações de Governo”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

27 Comentários

  1. Temos que cuidar com os comentários,se criticamos somos contra a cidade,se brincamos somos levianos,já dizia Nelson ROdrigues ¨a unanimidade É burrice¨,será que eles se sentem ofendidos por não concordar com o prefeito,hora tenham dó…..Na minha humilde opinião,esta viagem È balela politica para apresentar para a comunidade futuras empresas,pois havia prometido ser o prefeito do emprego com atração de várias indústrias,lembram das mães chorando por seus filhos terem que ir embora de SM sem emprego?Pois é terá que dar uma resposta para a comunidade no ano eleitoral,só o enfeite de natal é pouco como grande obra que alguns defendem como sendo a nona maravilha do mundo,caiam na realidade de boas intenções o inferno tá lotado,e promessas então nem se fala….

  2. empreendedor :

    empreendedor :
    Pergunto ao editor: comentários como os do Jaci e COPETTI (e de outros do outro lado) serão postados durante o período eleitoral? Muda o critério do sítio? Se muda, quais serão os critérios e a partir de quando? (NOTA DO SÍTIO – os critérios serão os legais. Isto é, os permitidos pela lei. Simples assim. Isso vale para os comentaristas citados e também para o “empreendedor” e tooodos os outros, inclusive os que respondem a si mesmo, com nomes diferentes, mas IPs iguais)

    Desculpa a insistência, mas defina “legais” durante o período eleitoral? (NOTA DO SÍTIO – no momento adequado, que ainda não é este, o leitor entenderá. Inclusive haverá, no sítio, uma nota explicando exatamente como tudo vai funcionar.)

    AHAHAHAHA e depois EU sou motivo de piada? Podem rir, pois nas piadas EU irei contar tudo que existe de errado, pode soar engraçadinho, mas DESAFIO a dizerem no que errei.
    Digam. se falarem a Destina, é só me calar a boca me dizendo o CNPJ dela, só isto, dái eu visto nariz de palhaço, enquanto nao me mandam CNPJ da “EMPRESA” que foi passear com Schirmer, sim PASSEAR, pois se nao existe nao pode se apresentar como tal. Calem a minha boca, com um simples link do CNPJ no site da Receita Federal, … um arigó como eu descobri este erro, imagina os tribunais de conta, promotores, delegados,… Mentir é feio, errar é humano, basta a Prefeitura escolher o que fez, se mentiu ou errou? E corrigir…

  3. Pablo :
    Éverton Severo Maciel, COPETTI e Jaci Borreau só falam besteiras, é só ranso, são motivos de piadas. Sandra, não sei qual luta da Yeda ou Pozzobom, eles até contribuiram no processo mas a municipalização do DI foi luta do Schirmer junto ao governo do estado, por favor não brinque com nossa inteligência, afinal sabemos muito bem quem gosta de distribuir panfletos anunciando que é o “pai” das ações.

    Posso e desejo ser motivo de piadas, mas uma coisa podes estar CERTO EU NAO MINTO. Eu nao invento empresa fantasma para poder viajar. Enquanto temos inumeros jovens empreendedores, que montam suas empresas para COMEÇAR a lutar, outras recebem APOIO da prefeitura e a empresa nem foi formada, nem incubada, nem paga imposto e merece ter seu nome provisório estampado no site da prefeitura. Isto relamente nao é piada, é Sério, nao ria disto, ria do Borreau, do jeito dele, mas lembre disto.

  4. @empreendedor
    Tão querendo DDDDDEEEEEEEEEEEEEEZZZZZZZZZZ meses antes das eleiçoes me amordaçar ? Não é só piada? Besteira ? E que preocupação é esta com o sitio do Claudemir ? Vai querer impor regras de voces ? Ora ,ora Sr Pablo,opa,digo empreendedor saia primeiro das fraldas politicas.

  5. empreendedor :
    Pergunto ao editor: comentários como os do Jaci e COPETTI (e de outros do outro lado) serão postados durante o período eleitoral? Muda o critério do sítio? Se muda, quais serão os critérios e a partir de quando? (NOTA DO SÍTIO – os critérios serão os legais. Isto é, os permitidos pela lei. Simples assim. Isso vale para os comentaristas citados e também para o “empreendedor” e tooodos os outros, inclusive os que respondem a si mesmo, com nomes diferentes, mas IPs iguais)

    Desculpa a insistência, mas defina “legais” durante o período eleitoral? (NOTA DO SÍTIO – no momento adequado, que ainda não é este, o leitor entenderá. Inclusive haverá, no sítio, uma nota explicando exatamente como tudo vai funcionar.)

  6. Pergunto ao editor: comentários como os do Jaci e COPETTI (e de outros do outro lado) serão postados durante o período eleitoral? Muda o critério do sítio? Se muda, quais serão os critérios e a partir de quando? (NOTA DO SÍTIO – os critérios serão os legais. Isto é, os permitidos pela lei. Simples assim. Isso vale para os comentaristas citados e também para o “empreendedor” e tooodos os outros, inclusive os que respondem a si mesmo, com nomes diferentes, mas IPs iguais)

  7. @João Pedro
    Discutir com Jaci Borreau e COPETTI é inútil e decepcionante, são raivosos, viúvas do governo passado que não trouxe nada significativo pra cidade nos 08 anos, não perca teu tempo. Esse COPETTI nunca falou alguma coisa de útil em que pudessemos aproveitar, é só ranso, ele é a própria Ofelia em versão piorada.

  8. Éverton Severo Maciel, COPETTI e Jaci Borreau só falam besteiras, é só ranso, são motivos de piadas. Sandra, não sei qual luta da Yeda ou Pozzobom, eles até contribuiram no processo mas a municipalização do DI foi luta do Schirmer junto ao governo do estado, por favor não brinque com nossa inteligência, afinal sabemos muito bem quem gosta de distribuir panfletos anunciando que é o “pai” das ações.

  9. sandra :
    Ir a procura de empresas para se instalarem em Santa Maria é muito louvável e é função de um administrador público, isso é um FATO. Criar espectativas é que está errado. Parece aqueles políticos de antigamente que inauguravam placas. Obras NEM PENSAR. O povo votavam neles novamente e novamente e novamente. Isso é que tem que acabar. Só deve ser divulgado quando a empresa estiver aqui, isso sim é sério.
    O Mânica deve se informar um pouco melhor. O distrito industrial foi passado para a prefeitura pela governadora Yeda e isso não é obra do Schirmer. Como gostam de se apropriar da luta de outros. Quem sabe pergutem ao Pozzobom, ele poderá responder melhor.

    Exato. Foi a YEDA quem passou o DI e Schirmer aceitou, ponto positivo dos dois. Integração que deveria ser exalatada e nao notas na primeira pessoa do SINGULAR…

  10. É lá vem novamente o/a Sr./Sra Jaci Borreu, com seu discurso regado de dúvidas inconsistentes e ao mesmo tempo contraditório. Pq contraditório? clamo aos leitores sérios desse site que façam uma busca nos comentários postados aqui por esse/a “comentarista”… SEMPRE são regados de dúvidas inconsistentes, pq inconsistentes?? vejamos… ao mesmo tempo que critica a ida da Missão, questionando o pq de ir em busca de tecnologia de fora e também pq não utilizar as que existem na cidade, ele/a critica a ida de uma jovem empresa… bem… se uma empresa que está – segundo levantamento feito pelo “investigador” – surgindo AQUI em Santa Maria não passa ou garante credibilidade para ir em uma missão e se a idéia dessa empresa não é consistente para buscar parceria com os empresários europeus, pq eles iriam apostar nas coisas locais????? É o mesmo argumento que essa pessoa fez sobre a decoração de Natal, em um momento dizia, e acredito que ache realmente, que os enfeites eram “horríveis”, em outro momento dizia que ficariam muito bonitos nos bairros se a decoração fosse descentralizada…. ora bolas, vamos ser coerentes e fazer uma critica com CONSISTÊNCIA…. não quero pensar que essa pessoa busca no fundo de sua imaginação extremamente fértil uma história da Carochinha para tentar denegrir um trabalho que, temos que acreditar sim, está sendo realizado visando o melhor para o desenvolvimento de Santa Maria.Começo a acreditar que essa pessoa tem uma grande empresa no ramo e que não foi convidada a participar… qto a escolha… não sei como foi realizada… mas acho que poderia ser convidado/a, se é que serviria para alguma coisa, essa pessoa para integrar a missão, pelo jeito…. teria muitas idéias mirabolantes para contribuir….

  11. Ir a procura de empresas para se instalarem em Santa Maria é muito louvável e é função de um administrador público, isso é um FATO. Criar espectativas é que está errado. Parece aqueles políticos de antigamente que inauguravam placas. Obras NEM PENSAR. O povo votavam neles novamente e novamente e novamente. Isso é que tem que acabar. Só deve ser divulgado quando a empresa estiver aqui, isso sim é sério.
    O Mânica deve se informar um pouco melhor. O distrito industrial foi passado para a prefeitura pela governadora Yeda e isso não é obra do Schirmer. Como gostam de se apropriar da luta de outros. Quem sabe pergutem ao Pozzobom, ele poderá responder melhor.

  12. Pablo :
    As pessoas tem preguiça de ler as informações, bom mesmo é detonar tudo! Prestação de contas deve ser realizada depois da missão, divulgando os resultados. Parabéns Schirmer, não te mixa loco véio, segues em frente lutando por nossa SANTA MARIA.

    Pablo

    Procure no Google sobre uma empresa santamariense chamada DEstina… já te adianto só encontrará referencia desla no site da prefitura. Por que? ELA NON ECXISTE!
    O sr. Serro da ADESM confirmou que é empresa em idéia de se montar. Logo NON ECXISTE! Por que esta empresa INEXISTENTE pode ir numa comitiva OFICIAL? Por que a prefeitura nao reconhece o erro e DIVULGA NOTA OFICIAL EXPLICANDO TUDO!

  13. E onda raios está instalada a tal KMW? Diga o ENDEREÇO! Qual o CNPJ desta empresa? Ela paga impostos aqui na cidade?
    Diga a verdade.

  14. Verdade? Onde está a verdade ao anunciar em site da Prefeitura que a empresa DESTINA EXISTE? O sr. Serro da ADESM disse que a empresa nao existe.

    A empresa NAO EXISTE! Qual o CNPJ dela? Endereço? Por que outros futuros empresários nao foram? Qual a importância de uma empresa de ADVOCACIA ir? Qual a relaçao de parentescos do Robinson da comitiva? Diga a verdade sr. Mânica. Aguardamos.
    Este sr. Mânica è o motoqueiro que na apresentação do Parque foi flagrado bebendo cerveja e descendo de moto?

  15. Continuando, não precisa trabalhar em prefeitura para saber algo de administração pública. Basta, como cidadão comum, buscar conhecimentos onde eles são oferecidos e exercer o entendimento/opinião sobre essas coisas.Não sou pretensioso, busco, humildemente, exercer minha cidadania.@João Pedro

  16. só uma pergunta: Severo Maciel seria o mesmo que trabalhou na prefeitura???? q tanto sabe de administração pública???

  17. Pois é, tem as prestações de contas sim, mas sabemos que eles maquiam muita coisa. Todo mundo sabe que isso é tão fácil nas administrações públicas.

  18. Amigo, não queira me ensinar o que é prestação de contas e nem quando ela deve ser feita. Ninguém é contra atravessar fronteiras em busca de negócios, oportunidades, emprego e renda. A questão abordada é outra.Te inteira melhor do assunto. Um abraço.@Pablo

  19. As pessoas tem preguiça de ler as informações, bom mesmo é detonar tudo! Prestação de contas deve ser realizada depois da missão, divulgando os resultados. Parabéns Schirmer, não te mixa loco véio, segues em frente lutando por nossa SANTA MARIA.

  20. Não tenho procuração para defender os comentaristas que, a juizo do sr. Mânica, escreveram coisas levianas. Mas posso discordar dos argumentos e lamentar a sua presunção, notada ao final da correspondência com a frase “Esta é a verdade”. No regime democrático, valem todas as opiniões, providas ou não de sensatez.O bom senso e o tempo serão encarregados de tornar nítidas as fundamentações. O que fica feio é desqualificar os argumentos antagônicos com adjetivações prepotentes. O que incentiva as pessoas a desconfiarem de algumas coisas da “missão”, é o ufanismo na produção das informações, capaz de transformar um aviãozinho de papel em um caça supersônico.A Prefeitura poderia esclarecer, antes da viagem, os objetivos da mesma.Mas de uma forma abrangente, não só restrita a seu site e a endereços jornalisticos de internet, como este, do Claudemir, onde um segmento de pessoas frequenta.Mas sim, a toda a comunidade, com larga abrangência.Quem vai, por que vai e o que vai fazer.Viajar é preciso e ninguém, de são consciência, pode criticar um gestor público por atravessar as fronteiras de seu município em busca de desenvolvimento, emprego e renda.Agora, a coisa pode ser mais transparente e mais representativa.Não podem pensar que todo mundo é idiota e aplaudirá visitas a fruticultores familiares, como se por aqui, num raio de 300 km, não existissem bons exemplos de sobra.Ou em busca de tecnologias e técnicas disponíveis a poucos quilômetros do Paço Municipal, em Universidades que, apesar de todas as dificuldades, continuam produzindo tecnologias e desenvolvendo talentos.Se vierem empresas, negócios e desenvolvimento, que bom. Todos torcemos por isso, mas queremos mais transparência e respeito pelo rico dinheirinho dispendido em impostos e contribuições diversas, todo dia, todo mês, todo ano.Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo