ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Alto do Eira? Não, Rua Major Duarte. Ah, isso é história!

Isso é história!

 “1912, dezembro (data indeterminada) – Começam os trabalhos de prolongamento e alargamento da avenida Rio Branco.

13 de janeiro – É empossadoo sexto intendente municipal, engenheiro militar capitão dr. Manoel Viterbo de Carvalho e Silva, que não chegará ao fim do mandato.

18 de maio – O intendente Viterbo de Carvalho faz importantes alterações na denominação das ruas e praças da cidade. A rua da Caturrita passa a chamar-se avenida Borges de Medeiros; a Tuiuti deixa de ser 1° de Março em certo trecho; a 24 de Maio, antes dos Guararapes, passa a Silva Jrdim; a do Ipê, a Gaspar Martins; o Alto da Eira, a Major Duarte; são criadas a a avenida Independência e as ruas José Bonifácio, General Neto, General Canabarro, Domingos de Almeida, Vale Machado, Antero Correa (de Barros), Coronel Valença, 24 de Maio, Maximiliano, Ernesto Alves, Caldas Júnior, General Portinho, Paisandú e Uruguai; e a praça Tiradentes, que ficava na frente à Intendência, é declarada extinta e seu nome transferido ao largo fronteiriço ao Cemitério Municipal, espaço hoje desaparecido pelo aumento da necrópole.

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo