CulturaEducaçãoHistóriaMundo

EM DOIS TEMPOS. “Cultura na Sedufsm” vai debater a situação das Ilhas Malvinas. Argentinas ou britânicas?

Em dois tempos porque uma das mais tradicionais promoções culturais da cidade será feita em dias consecutivos, mas distintos. São dois debates, com palestrantes diferentes, mas ambos com o mesmo foco: as ilhas Malvinas (ou Falklands) e a guerra pelo território, hoje em poder dos britânicos.

O promotor é a Seção Sindical dos Docentes da UFSM e os detalhes do evento que se desenrola na terça e na quarta-feiras, 27 e 28, você tem através do material produzido pela assessoria de imprensa da entidade. O texto é de Fritz R. Nunes, com informações da Wikipedia e ilustração da J. Adams Propaganda. Confira:

Evento debate 30 anos da Guerra das Malvinas

O projeto Cultura na SEDUFSM, em sua 51ª edição, abre espaço mais uma vez, a exemplo do que aconteceu em agosto de 2011, quando debateu os ‘10 anos dos atentados de 11 de setembro’, para abordar um tema importante que mobilizou a América do Sul e o planeta há 30 anos: a Guerra das Malvinas, envolvendo Argentina e Inglaterra. 

O evento terá dois momentos distintos – na terça (27), falará o jornalista, escritor e militante político argentino, Jorge Altamira, que está vindo especialmente para participar da atividade. E, na quarta, 28, a palestra será do professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP), Osvaldo Coggiola, historiador com mais de 60 livros publicados. O evento acontece no auditório da SEDUFSM (André Marques, 665), a partir das 19h e tem entrada gratuita.

Jorge Altamira, que se envolveu nas manifestações ocorridas à época da guerra (iniciada oficialmente em 2 de abril de 1982) e, nas eleições de 2011, foi candidato a presidente da Argentina pela Frente de Esquerda, abordará em sua palestra o tema: “Grã-Bretanha e Argentina, imersas na crise mundial. Desafio para os trabalhadores da América Latina”. O coordenador desta primeira mesa será o professor de História da UFSM, Diorge Konrad.

Osvaldo Coggiola, economista e professor de História da USP, além de diretor do ANDES-SN, abordará em sua palestra “A Guerra das Malvinas e a ‘democratização’ da América Latina”. A coordenação desta mesa ficará a cargo do professor de Direito da UFSM, José Luiz de Moura Filho.

O conflito

A Guerra das Malvinas (em inglês Falklands War e em espanhol Guerra de las Malvinas) ou Guerra do Atlântico Sul ou ainda Guerra das Falklands foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas (em inglês Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sul entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982 pela soberania sobre estes arquipélagos austrais tomados por força em 1833 e dominados a partir de então pelo Reino Unido. Sem dúvida, a…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo