Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PrefeituraRegiãoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Sobrecarga de usuários nas Unidades de PAs domina o encontro de secretários de saúde da regiao

Secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, participou do encontro e defendeu que PA do Patronato vire nova UPA

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Secretários de Saúde de 18 cidades da Região estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (28), para a reunião mensal da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro). No encontro, que ocorreu na sede da associação, que fica na Rua Lamartine Souza, em Santa Maria, foram tratados diferentes assuntos referentes à área e que necessitam de encaminhamentos junto ao Estado e à União.

Entre os assuntos discutidos, estiveram questões referentes à saúde mental e, nesse caso, à responsabilidade do Estado quanto à internação de longa permanência. Com relação ao assunto, os gestores elencaram as dificuldades enfrentadas para garantir internações judiciais de usuários de álcool e drogas, bem como os gastos dos municípios para promover este processo terapêutico. O grupo definiu que será protocolado um documento na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), com as demandas judiciais de leitos e outras informações, para que se busque uma solução junto ao Estado.

Durante a reunião, a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, tratou com os demais secretários sobre a necessidade de reorganização do serviço de Urgência e Emergência de Santa Maria. Liliane explicou aos presentes a dificuldade enfrentada pelo Município para o atendimento de usuários no Pronto Atendimento do Patronato e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em função da grande quantidade de pacientes de outras cidades da região que vêm ser atendidos em Santa Maria. Assim, a secretária já protocolou, junto ao delegado regional da 4ª CRS, Roberto Schorn, que esteve presente no encontro, um pedido para que o PA do Patronato passe ao caráter de UPA II, e para que à UPA seja acrescido a cobertura às cidades com até 100 km de distância.

“Hoje, os municípios da região já acessam a UPA e o PA de Santa Maria, fato que foi confirmado pelos secretários de Saúde da AM-Centro. Porém, o serviço da UPA é mantido pelos três entes federados (União, Estado e Município), sendo que o Estado não tem feito o repasse dos recursos. Já o PA, é mantido unicamente pela Prefeitura. Essa mudança que estamos propondo busca a reorganização da Rede de Urgência e Emergência, e o financiamento do PA do Patronato pelos entres federados, Estado e União, para viabilizar os atendimentos”, explica Liliane.

Outro assunto tratado e que já teve encaminhamento durante a reunião foi quanto ao quantitativo de exames laboratoriais do Município na rede e nas unidades de pronto atendimento. A secretária Liliane protocolou, junto a Schorn, o pedido para reavaliação do quantitativo disponibilizado ao Município, para que haja acréscimo nesse total.

Além de Liliane e dos demais secretários de Saúde da Região, participaram da reunião o coordenador dos secretários de Saúde da AM-Centro, Marcelo Ellwanger; o vice-coordenador, Leomar Maurer; e a apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), Izabelle Ribeiro. O delegado da 4ª CRS, Roberto Schorn, também esteve presente em um segundo momento da reunião.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Pelo que entendi os municípios mandam os pacientes mas não mandam recursos. Na UPA o problema seria minimizado porque na teoria a União e o estado mandariam dinheiro (não é o caso, existe calote do estado). No PA a grana sai direto do orçamento da prefeitura. É um tipo de “ambulanciaterapia”, “onibusterapia”, etc. Soluções atraem problemas, o SUS também tem seus “refugiados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo