ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Quanto pode custar uma campanha. E os profissionais que os candidatos já começam a procurar

Luneta

Surgiu uma dúvida: o anúncio da pré-candidatura de Jorge Pozzobom será dia 30, data do aniversário, ou 3 de junho, o dia da festa – no CPF Piá do Sul?

A certeza: seja numa ou noutra data, não só é fato a oficialização do tucano como concorrente à Prefeitura como também são os preparativos para a campanha.

Pozzobom trata pessoalmente, por exemplo, da propaganda e negocia com uma agência. Aliás, a mesma que cuidou da campanha vitoriosa da dobradinha Schirmer/Farret em 2008.

Diga-se: há muita indefinição acerca do estafe de campanha das principais candidaturas, embora nos bastidores todos estejam tratando do assunto. Inclusive da questão financeira.

Estima-se que uma campanha competitiva à prefeitura não custará menos que R$ 500 mil. E isso ser for modesta. E alguns profissionais custarão bastante caro.

Por essas e outras que, em algumas siglas, e para funções específicas, os partidos festejam ter militantes sempre dispostos a ajudar cobrando menos, ou até nada.

Talvez o caso mais clássico, aqui, é o da área jurídica da campanha Schirmer/Farret, que terá a frente o próprio presidente do PMDB, o advogado Robson Zinn.

Nessas questões, quem menos se preocupa são os militantes da Esquerda-Esquerda, que certamente (e até por opção) terão pouco troco disponível.

Aliás, o candidato a vice pode sair domingo, a partir da presença, no congresso municipal do PSOL, a partir das 7 da noite, no antigo TUI (rua Duque de Caxias), de dirigentes do PCB e do PSTU, prováveis parceiros.

No mesmo evento será confirmado o nome do presidente do DCE da Unifra, Tiago Aires, estudante de Direito, como o cabeça da chapa.

O grande desafio das lideranças da greve dos docentes da UFSM não será, com certeza, administrar a insatisfação da categoria com o tratamento recebido do governo federal.

Antes, o problema (que realmente é sério) será fazer desse desagrado o motor capaz de tornar o movimento paredista visível (e aceito e apoiado) na sociedade.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo