CongressoJudiciário

OUSADIA. Anteprojeto do Código Penal traz muuuitos avanços. Penas maiores e crimes “modernos”, como o “bullyng” estão nele

É muito bom o trabalho da comissão de juristas que elabora um anteprojeto para o novo Código Penal, a ser discutido, votado e aprovado pelo Congresso. Habitualmente, este sítio tem trazido informações a respeito do trabalho desses operadores do Direito. Agora, mais algumas novidades – que vão ao encontro da modernização necessária desse vetusto instrumento legal.

Por exemplo, o crime de ameaça teve agregados dois tipos, o “bullyng”, mais conhecido por sua exposição na mídia, e o “stalking” – este só conhecido mesmo dos especialistas, o que faz com que, embora aconteça com frequência, simplesmente não é denunciado. E, por conseqüência, fica sem punição. Que, aliás, é bem grandinha.

Para saber mais detalhes das últimas decisões tomadas pela Comissão, além das já citadas acima, acompanhe material produzido e publicado no ótimo Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. A seguir:

 “Constrangimento causado por flanelinha poderá ter até quatro anos de reclusão

A 22ª reunião da comissão de juristas que elabora o anteprojeto do novo Código Penal aprovou na manhã de ontem  (28) o aumento da pena possível para atos de constrangimento ilegal, como os praticados por guardadores irregulares de carros. Outra medida aprovada foi permitir que pessoas maiores e capazes de manifestar sua vontade rejeitem tratamento médico.

Não foi criado um tipo específico para a ação de “flanelinhas”. Mas quando associada a violência ou grave ameaça, a prática de exigir dinheiro para guardar carros em vias públicas será punida com até quatro anos de prisão, como constrangimento ilegal. A mera solicitação de dinheiro não foi considerada punível.

Caso o ato seja praticado em associação de três ou mais pessoas, a pena pode ser aumentada de um a dois terços. A mesma causa de aumento incidirá na hipótese de uso de armas de fogo. A punição será cumulada com crimes de violência…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo