Artigos

Esgoto de Camobi, um exemplo de união por Santa Maria – por Carlos Costabeber

Em 2008 me mudei para Comobi, depois de morar por 60 anos no centro de Santa Maria. E logo me deparei com uma situação que para mim era inaceitável: o esgoto corre a céu aberto.

Mas porque não se falava no assunto? Por que a imprensa local não batia nessa questão, a não ser de forma esporádica?

Aí decidi usar os meus espaços na midia local para reclamar daquela situação absurda. E, pra minha sorte, os veículos de comunicação passaram a dar prioridade para o tema, e o esgoto para Camobi se transformou numa indignação popular.

Assim, aproveitei uma audiência particular com o Governador Tarso Genro lá no Palácio Piratini, para fazer ao amigo e conterrâneo, dois pleitos para Santa Maria: (1) a construção da rede de esgotos de Camobi, e (2) a duplicação da Faixa Velha.

Disse a ele que, se Santa Maria ganhasse do Governo do Estado essas duas grandes obras, estaria contribuindo de uma forma decisiva com a cidade que acolheu a ele e sua família.

Enquanto isso, a Prefeitura ameaçava não renovar os contratos com a Corsan!

Entrei nessa briga, escrevendo e falando contra a Corsan; e aconselhei por diversas vezes o Prefeito Cezar Schirmer a romper definitivamente com a Cia, e criar uma empresa municipal de água e esgoto; ou fazer como Uruguaiana e São Gabriel, que licitaram a terceirização desse serviço público com empresas privadas.

Até porque a estatal gaúcha sempre deu sinais de que não teria cacife para novos investimentos em saneamento básico.

No entanto, falando com o Deputado Valdeci na sexta-feira, ele me disse que a Corsan está com muito dinheiro para obras; o que não deixa de ser uma grata novidade.

Mas, felizmente, o cenário mudou de lá para cá, e a Corsan anunciou o tão esperado investimento, para implantar a rede de esgotos em Camobi. É uma grande notícia, mesmo que, na primeira etapa, não sejam contempladas as áreas da Universidade Federal e nem da Base Aérea – ambas localizadas sobre um gigantesco depósito cloacal, que deve estar comprometendo há muito tempo o próprio Aquífero Guarani situado logo abaixo.

Depois de uma total descrença na Corsan, fui conferir a cerimônia em que foi anunciada o obra na última sexta-feira.

Confesso que tive de “dar o braço a torcer”! A presença do Secretário de Infraestrutura do Estado, o Presidente da Corsan, do Secretário de Justiça Fabiano Pereira, dos Deputados Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom e mais o Prefeito Schirmer, não deixaram dúvidas sobre a intenção da Cia em construir a rede de esgotos de Camobi – e num prazo muito curto.

Também gostei muito do amigo Valdeci, que em alto e bom som, garantiu para breve, o lançamento do edital para a duplicação da Faixa Velha.

Além de louvar a ação do Tarso, do Valdeci e do Fabiano, quero parabenizar o Prefeito Cezar Schirmer, que usou toda a sua experiência como gestor público, para manter sempre abertas as portas com a Corsan.

Por fim, confesso que jamais vi em toda minha vida TODOS OS NOSSOS HOMENS PÚBLICOS, representando todas as matizes partidárias, TRABALHANDO UNIDOS POR SANTA MARIA. Sinto-me gratificado, emocionado, com uma renovada esperança no futuro dessa maravilhosa cidade.

ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS! OS NOVOS TEMPOS JÁ CHAGARAM A ESSE TERRA.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. PMDB, Rigotto – não fez o esgoto em Camobi (pior, oSchirmer jurou que com 500 mil faria na cidade toda e só em Camobi custará 36 milhões); PSDB, Yeda – não fez o esgoto em Camobi em quase quebrou a Corsan; PT, Tarso – começou o esgoto em Camobi em 2012. O PT FAZ BEM!

  2. A Corsan apesar dos seus altos e baixos é uma empresa pública séria e comprometida com a cidade e o estado.

    Ilusão acreditar que privatizar o sistema de abastecimento e esgotamento aqui em Santa Maria os serviços iriam melhorar de uma maneira satisfatória, a Corsan presta um ótimo serviço para a população, a água é muito bem tratada, uma das únicas do estado que se pode abrir a torneira e tomar a água tranquilamente.

    Parabéns a Santa Maria, parabéns a Corsan, parabéns aos nossos representante políticos que independente do partido se uniram em busca do crescimento da nossa querida cidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo