Artigos

Laranja malfeito – por Luciano Ribas

Circula pelo Facebook um quadro sobre as diferentes formas como homens e mulheres compreendem as cores. Nele, do lado feminino, há uma gama muito mais rica e sutil do que do lado masculino, estando este praticamente restrito às seis cores mais comuns: vermelho, azul, verde, amarelo, laranja, roxo, mais os valores preto, branco e cinza.

Mesmo que motivado por opiniões sexistas (de ambos os lados), o fato é que as cores são percebidas (e recebem seus nomes) de acordo com o desenvolvimento de cada cultura. A “regra” é que, quanto mais elaborada a capacidade de representar a realidade ou expressar ideias através de manifestações visuais, maior será o repertório de cores de cada sociedade ou grupo cultural. Vale notar, porém, que isso não tem necessariamente a ver com o desenvolvimento material de um povo, pois grupos considerados primitivos possuem elaborados padrões cromáticos nas suas manifestações e vice-versa.

Voltando ao quadro comparativo, do lado feminino poderiam figurar cores como a água-marinha (50, 0, 17, 0 na escala CMYK), o açafrão (0, 20, 80, 4), o borgonha (28, 97, 84, 35), o naval (100, 100, 0, 50) e o rútilo (35, 87, 78, 67). Ou, para ficar apenas na letra “m”, madeira, malva, maná, marrom, marrom claro, marrom amarelado, marrom rosado, marrom sela, milho, mocassim, mostarda ou marfim (que apenas não é um branco porque tem 6% de amarelo na sua composição).

Não estaria nele, porém, o laranja “malfeito” que ilustrava os outdoors dos partidos que são governo em Santa Maria. Coincidentemente ou não, a mesma cor laranja presente nos ônibus do SIM, nas placas de obras (com a marca de quem paga a conta de boa parte delas, o Governo Federal petista), nas paradas de ônibus (inclusive naquela onde as pessoas são obrigadas a colocar os pés na sarjeta, na Rua Pinheiro Machado) e até mesmo nas lixeiras de gosto duvidoso vistas na Rua do Acampamento.

Não tenho nada contra a cor laranja, pelo contrário. Mas me senti obrigado a adjetivá-la assim porque considero esquisito que, às vésperas de um pleito municipal, ela esteja presente na propaganda partidária dos governistas locais. Minha lógica é simples: se à “mulher de Cesar não basta ser santa”, é muito arriscado à democracia que coisas pagas com dinheiro público possam ser relacionadas com o grupo de partidos que, neste momento, decide como deve ser pintado o que é de todos nós.

Não sei se isto é crime, não sei se é mais que uma coincidência ou se era a única cor disponível no mercado local. O que sei é que não parece certo, nem que seja um fato menor. Afinal, se no governo Valdeci as paradas e os ônibus urbanos fossem pintados de vermelho e amarelo alguém pensaria em Mcdonald’s?

Como designer gráfico, graduado em Desenho Industrial e mestre em Artes Visuais (ambos pela UFSM), atuando desde 1995 em propaganda, sei que a cor é o principal elemento formador de uma identidade visual. E, como cidadão, sei que é por ingenuidade ou simples soberba que certas liberdades são tomadas, estejam elas dentro da lei ou não. Em ambos os casos, são malfeitos e merecem a devida atenção.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

29 Comentários

  1. Jaci Cagau, ops, Borreau, não sei se ele comprou o Itaú, mas o governo do PMDB que ele participava quase vendeu o Banrisul, como fez com a CRT, o filé da CEEE, etc…

  2. O @Luiz é o anti-pt mais chato que já li…e ainda chama os outros de radical ou serem adeptos de uma seita politica.Não existe governo tão ruim que não tenha deixado algo de positivo,e nem tão bom que resolva todos os problemas..e outra diploma da conhecimento e não educação..

  3. Antonio Menini:
    Creio que toda boa mídia (graças a Deus) é contagiosa.
    Sou contagiado semanalmente por Veja, IstoÉ, Época e Carta Capital; diariamente por Folha de São Paulo, Zero Hora, Estadão, O Globo, Correio Braziliense, Valor Econômico, O Sul, Diário de Santa Maria e A Razão; e a cada momento por blogs de notícias e informação.

    Em relação a estaturas, te digo que realmente não fui inoculado (novamente graças a Deus) pelo vírus do “politicamente correto”, essa praga que assola o país tentando enquadrar todo mundo em um modelo de comportamento chato, sem graça, insípido, inodoro, incolor… algo assim meio… PTista!!

    Sou preconceituoso apenas com quem tem baixa estatura MORAL, aí incluídos vááários (parafraseando Claudemir) amigos do PT como Sarney, Collor, Barbalho, Zé Dirceu e outros…

  4. “É claro que a política não é o ofício da bagatela, a pragmática da ninharia. quem cuida de coisas pequenas, acaba anão.” Ulysses Guimarães

  5. SE eu vo me deter a este assunto irrelevante. Falar de cor só se eu tiver loco mesmo. Se tem cabimento debater sobre cor. Então to loco. É muita falta de conteúdo para essa oposição mesmo.

  6. @Luiz
    E ainda dizem que a “veja” não é contagiosa. Num só post mostra o preconceito contra pessoas de baixa estatura física e ainda de quebra repete como papagaio o discurso dos insetos e robôs.
    Tu já foi mais autêntico.
    .

  7. @Luciano do Monte Ribas
    Com tantas coisas serias para se preocupar este menino Luciano Ribas que reside em Porto Alegre, vem criticar uma governo que esta fazendo, que esta elevando a auto estima dos santamarienses, colorindo nossas vidas ( olhem para a Vila Belga ), os flores nas avenidas, as ruas bem arrumadas ou le prefere o feio cinza e triste do comunismo.

  8. @Luciano do Monte Ribas
    Apesar de aparantemente não parecer, sou um admirador de tua inteligência e sagacidade.
    És um dos poucos PTistas com conteúdo para debater em alto nível, para provocar com sofisticação e para argumentar com profundidade (embora na maioria das vezes eu discorde da forma como pensas).
    Não me tome por sectário… antes me tome por um crítico mordaz de um PT que não espelha a qualidade de pessoas como você, porque a maioria dos que possuíam alguma luz foram escorraçados em troca de um pragmatismo que em muito lembra as práticas do antigo PFL.

  9. Luiz :
    @Ivo Cassol
    Grande Ivo Cassol!
    Sempre à espreita, mas participativo somente para atacar, pois é inteligente o bastante para não se expôr defendendo o indefensável… no caso… o PT.
    Vamos falar de laranjas então:
    1 – Dólares na cueca de um “laranja” do irmão de José Genoíno;
    2 – Clube de Seguros da Cidadania, laranja de Caixa 2 do PT gaúcho;
    3 – Caso dos aloprados, laranjas de Aloisio Mercadante pagando por dossiês;
    4 – Duda Mendonça recebendo de “laranjas” do PT milhões de dólares no exterior em pagamento pela campanha de Lula em 2002;
    5 – Caso BANCOOP em São Paulo, onde o ex-tesoureiro do PT nacional usou uma cooperativa habitacional de “laranja” para pagar campanhas do PT.
    Vou ficar por aqui… senão vai faltar espaço para tanto suco.

    Tá, ok, e a Delta?

  10. @Samir

    Até os mais desinformados internautas sabem que a maioria dos blogs e blogueiros políticos do país são patrocinados pelo PT para falar bem do governo, tendo como “ponta-de-lança” o ex-jornalista Paulo Henrique Amorim, cuja estatura física espelha bem sua estatura moral.

  11. @Ivo Cassol
    Grande Ivo Cassol!
    Sempre à espreita, mas participativo somente para atacar, pois é inteligente o bastante para não se expôr defendendo o indefensável… no caso… o PT.

    Vamos falar de laranjas então:
    1 – Dólares na cueca de um “laranja” do irmão de José Genoíno;
    2 – Clube de Seguros da Cidadania, laranja de Caixa 2 do PT gaúcho;
    3 – Caso dos aloprados, laranjas de Aloisio Mercadante pagando por dossiês;
    4 – Duda Mendonça recebendo de “laranjas” do PT milhões de dólares no exterior em pagamento pela campanha de Lula em 2002;
    5 – Caso BANCOOP em São Paulo, onde o ex-tesoureiro do PT nacional usou uma cooperativa habitacional de “laranja” para pagar campanhas do PT.

    Vou ficar por aqui… senão vai faltar espaço para tanto suco.

  12. As pessoas sem argumento ficam atacando o cronista pois não são habituados com democracia,o Luciano escreveu muitas verdades que os apoiadores do prefeito não gostam de ouvir.O sr.Pablo falou em escolas e postos de saúde e gostaria de lembra-lo que o prefeito Valdaci construiu a Escola Adelmo,uma outra na Chacara das Flores e a Sergio Lopes que atualmente o Prefeito Schirmer tercerizou juntamente com outra escola de Camobi.Quanto aos postos de saúde o prefeito Valdeci contruiu o PA do Patronato e todos os postos funcionavam em feriados e agora as pessoas tem que esperarem os feriados passarem para ficar doente pois os postos estam fechados como última quinta-feira.Os PSF(programa de saúde da familia)também funcionavam e a Casa de Saúde era administrada pela prefeitura e não tercerizada como atulmente.Gladis Delgado

  13. Laranja é uma cor muito viva pra simbolizar os poucos atos do nosso prefeito. A cor certa mesmo seria a de um picolé de chuchu

  14. Prezadas e prezados, o que surpreende nesta discussão não é o texto do Luciano Ribas.

    Ao comentar o texto as respostas dadas, agridem e partem para uma forma bem conhecida: tergiversar.

    Invés de tentar discutir o tema no bom nível e com argumentos, tratam de simplificar tudo e… verbalizar agredindo. Como sempre!

    Calma. O texto está ótimo e o debate faz bem ao coletivo. O alerta do texto (escrito com argumentação e embasamento) recebe de pronto evasivas que denotam insegurança de quem o faz.

    Parabéns, Ribas pelo texto. A discussão é válida e a democracia no debate é bem vinda.

    Para finalizar, afirmo que defendo minhas ideias e respeito muito quem o faz contrariamente.

    Assino minha resposta com nome e sobrenome.

  15. Só pra fazer um parênteses o crachá dos funcionários da prefeitura (que já é o meu segundo e de alguns colegas o terceiro ou quarto) também mudou para a cor laranja no início deste ano… diga-se de passagem tem pouca ou nenhuma utilidade (a não ser gasto de dinheiro público).

  16. Luiz :Ao afirmar (corretamente, diga-se de passagem…) que “a cor é o principal elemento formador de uma identidade visual”, o designer deveria lembrar da pintura vermelha na Casa de Cultura de Santa Maria na administração Valdeci.
    Deveria também citar que a FORMA também é um elemento formador de identidade visual, mas que nunca fez qualquer comentário sobre as estrelinhas que a ex-primeira dama Marisa da Silva mandou criar com folhagens vermelhas em abril de 2008 nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República.
    O universo PTista é assim…Misturam público e privado, acreditam que são o povo escolhido para salvar o Brasil “do mal” (mas contraditoriamente andam na companhia de Collor, Sarney, Barbalho, Maluf e defendem os “quadrilheiros” processados no Mensalão).
    Tentam se apropriar da política e aprisioná-la em sua verdade particular, onde os eventuais méritos são compartilhados pelo partido como um todo, enquanto os erros e malversações são atribuídas “à corrente X”. “ao movimento X”, à ”dissidência X”.
    Com este tipo de manobra, que tanto mal faz ao exercício da política, o PT paulatinamente trabalha para excluir o contraditório, revelando assim a face totalitarista e autoritária que vez por outra deixa escapar em temas como a liberdade de imprensa (no PT só existe a liberdade de concordância), propriedade privada (apoiando as ações terroristas do MST) ou direito internacional (como no asilo ao assassino condenado Cesare Battisti).
    O PT e seus seguidores são assim: têm um viés persecutório em tudo que botam os olhos e tratam por “verdades” somente aqueles temas que lhes são convenientes.
    Sugiro ao designer que aproveite estar morando em Porto Alegre e abra um pouco seus horizontes.Converse com não-PTistas, ouça suas opiniões, analise o contraditório sem o tradicional ranço PTista.
    Talvez assim possa preencher seus próximos artigos com mais argumentos e menos paranóias coloridas.

    Luiz,

    Podem me acusar de várias coisas, mas jamais de não ser democrático ou de não respeitar as opiniões dos outros. Tenho opiniões fortes, por vezes, sim. Mas elas não são absolutas e são permeáveis às mudanças. Se isso não fosse verdade, eu não teria deixado de ser comunista há muitos anos.

    Aproveito, ainda, pra informar que aqui em Porto Alegre, onde me encontro por uma ou duas temporadas apenas (e onde te garanto que não serei candidato a prefeito, fazendo juras de amor pela capital, como o fez o prefeito Schirmer), o governo Tarso não pintará o Piratini de vermelho e amarelo. Como bem salienta o meu chefe, aqui somos orienatdos pelo espírito republicano.

    Saudações.

    Luciano do Monte Ribas

  17. Tem comentarista aqui no site que precisa reciclar seus fantasmas. Usam indiscriminadamente a tática facista e direitista de Goebbels esquecendo que os tempos são outros e que a imprensa não se resume a grande mídia.
    Aliás, não é o PT que se utiliza da prática de processar blogs e blogueiros.

  18. Há quem diga que o prefeito não toma mais café, água e nem suco. A ordem no palacete, para não destoar da “política”, é só servir Fanta para o chefe do executivo

  19. O luiz pensou, pensou. Mapeou as centenas de obras do governo Valdeci, feitas após pegar a Prefa quebrada pelo governo liderado pelo Cláudio Rosa na Câmara, e só encontrou uma ação em vermelho. E olha que meio vermelho, porque a cor predominante da Casa de Cultura era amarelo e não vermelho. Agora na Prefa hoje até a cor dos CCs tem que ser laranja. Uma amigo meu que tá lotado lá não sai do bronzeamento artificial para se adequar a esta grande ideia de marketing

  20. Luiz :Ao afirmar (corretamente, diga-se de passagem…) que “a cor é o principal elemento formador de uma identidade visual”, o designer deveria lembrar da pintura vermelha na Casa de Cultura de Santa Maria na administração Valdeci.
    Deveria também citar que a FORMA também é um elemento formador de identidade visual, mas que nunca fez qualquer comentário sobre as estrelinhas que a ex-primeira dama Marisa da Silva mandou criar com folhagens vermelhas em abril de 2008 nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República.
    O universo PTista é assim…Misturam público e privado, acreditam que são o povo escolhido para salvar o Brasil “do mal” (mas contraditoriamente andam na companhia de Collor, Sarney, Barbalho, Maluf e defendem os “quadrilheiros” processados no Mensalão).
    Tentam se apropriar da política e aprisioná-la em sua verdade particular, onde os eventuais méritos são compartilhados pelo partido como um todo, enquanto os erros e malversações são atribuídas “à corrente X”. “ao movimento X”, à ”dissidência X”.
    Com este tipo de manobra, que tanto mal faz ao exercício da política, o PT paulatinamente trabalha para excluir o contraditório, revelando assim a face totalitarista e autoritária que vez por outra deixa escapar em temas como a liberdade de imprensa (no PT só existe a liberdade de concordância), propriedade privada (apoiando as ações terroristas do MST) ou direito internacional (como no asilo ao assassino condenado Cesare Battisti).
    O PT e seus seguidores são assim: têm um viés persecutório em tudo que botam os olhos e tratam por “verdades” somente aqueles temas que lhes são convenientes.
    Sugiro ao designer que aproveite estar morando em Porto Alegre e abra um pouco seus horizontes.Converse com não-PTistas, ouça suas opiniões, analise o contraditório sem o tradicional ranço PTista.
    Talvez assim possa preencher seus próximos artigos com mais argumentos e menos paranóias coloridas.

    Tá, ok, mas e o laranja é o mesmo ou não é?

  21. Ao afirmar (corretamente, diga-se de passagem…) que “a cor é o principal elemento formador de uma identidade visual”, o designer deveria lembrar da pintura vermelha na Casa de Cultura de Santa Maria na administração Valdeci.

    Deveria também citar que a FORMA também é um elemento formador de identidade visual, mas que nunca fez qualquer comentário sobre as estrelinhas que a ex-primeira dama Marisa da Silva mandou criar com folhagens vermelhas em abril de 2008 nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República.

    O universo PTista é assim…
    Misturam público e privado, acreditam que são o povo escolhido para salvar o Brasil “do mal” (mas contraditoriamente andam na companhia de Collor, Sarney, Barbalho, Maluf e defendem os “quadrilheiros” processados no Mensalão).

    Tentam se apropriar da política e aprisioná-la em sua verdade particular, onde os eventuais méritos são compartilhados pelo partido como um todo, enquanto os erros e malversações são atribuídas “à corrente X”. “ao movimento X”, à ”dissidência X”.

    Com este tipo de manobra, que tanto mal faz ao exercício da política, o PT paulatinamente trabalha para excluir o contraditório, revelando assim a face totalitarista e autoritária que vez por outra deixa escapar em temas como a liberdade de imprensa (no PT só existe a liberdade de concordância), propriedade privada (apoiando as ações terroristas do MST) ou direito internacional (como no asilo ao assassino condenado Cesare Battisti).

    O PT e seus seguidores são assim: têm um viés persecutório em tudo que botam os olhos e tratam por “verdades” somente aqueles temas que lhes são convenientes.

    Sugiro ao designer que aproveite estar morando em Porto Alegre e abra um pouco seus horizontes.
    Converse com não-PTistas, ouça suas opiniões, analise o contraditório sem o tradicional ranço PTista.

    Talvez assim possa preencher seus próximos artigos com mais argumentos e menos paranóias coloridas.

  22. As cores todas sempre procuram dar vida a alguma coisa, mas que a minha a nossa Santa Maria esta ficando linda há isso não restam dúvidas, me alegra a avenida Rio Branco, volto ao tempos que estudava no Ginásio Hugo Taylor e tinha o prazer de visualizar os monumentos, que a tempos não se avistava mais no meio do lixo e da desordem do comércio informal. A cidade esta mais limpa, claro temos problemas, mas a esperança que tenho é que aos poucos tudo ou quase tudo se resolva

  23. @Pablo
    Vamos olhar as datas dos contratos das verbas que o prefeito Schirmer usou para reformar as unidades de saude a maioria vai se de antes de 2009 ou seja antes do atual governo entrar na prefeitura vamos ver quem assinou o pedido das verbas .

  24. Pablo :Me lembro que o rapaz foi Secretário Municipal do governo Valdeci, logo automaticamente se explica a invejinha dele para como a atual administração. No governo a qual ele fazia parte pintaram a Casa de Cultura de vermelho e ninguém reclamou. Agora me parece algo bem contraditório esse discurso da turma do Valdeci, falam que o Schirmer não fez obra na cidade mas ao mesmo tempo reclamam das diversas placas de obras em laranja. É tanta (falta)criatividade para “bater” no Cezar Schirmer que não me surpreendo se daqui a pouco não vão críticar o tipo de comida que ele come, o sapato que ele utiliza… Espero sinceramente que o prefeito Schirmer continue pintando tudo de laranja, melhor pintar de laranja do que fazer igual ao Valdeci que no governo dele os postos de saúdes e escolas estavam abandonados e nem paredes tinham pra pintar!

    Se a comida do senhor xirmi for comprada com dinheiro da prefeitura se o seu sapato for comprado com dinheiro publico vamos denunciar , porque a tinta que ele esta usando para pintar é publica eu vou reclamar porque estão gastando o dinheiro que pago com os impostos.
    E a frase que estão colocando nas paradas não é campanha eleitoral com dinheiro publico?

  25. Me lembro que o rapaz foi Secretário Municipal do governo Valdeci, logo automaticamente se explica a invejinha dele para como a atual administração. No governo a qual ele fazia parte pintaram a Casa de Cultura de vermelho e ninguém reclamou. Agora me parece algo bem contraditório esse discurso da turma do Valdeci, falam que o Schirmer não fez obra na cidade mas ao mesmo tempo reclamam das diversas placas de obras em laranja. É tanta (falta)criatividade para “bater” no Cezar Schirmer que não me surpreendo se daqui a pouco não vão críticar o tipo de comida que ele come, o sapato que ele utiliza… Espero sinceramente que o prefeito Schirmer continue pintando tudo de laranja, melhor pintar de laranja do que fazer igual ao Valdeci que no governo dele os postos de saúdes e escolas estavam abandonados e nem paredes tinham pra pintar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo