EducaçãoUFSM

UFSM. Felipe Müller, vestibular em dezembro e evasão escolar, temas que provocam debate na comunidade

“…procedimento foi marcar a data do vestibular para dezembro, no período equivalente em que era realizado o PEIES (Programa Especial de Ingresso no Ensino Superior) e escolher algumas das cidades em que eram realizadas as provas do PEIES (as quais ultrapassavam uma centena) para realizar o nosso processo seletivo, chegando a esse ano com o número de 20 (duas a menos que 2011). Isso permitiu e permite que os quase 50 mil candidatos à UFSM realizem suas provas em condições de igualdade, e para que pudéssemos processar esse acréscimo de estudantes no sistema acadêmico oficial em tempo hábil, isto é, que todos os selecionados estejam aptos a iniciarem o ano letivo (normalmente na primeira semana de março). Além disso, essas mudanças permitiram que, apesar da pressão do governo, tivéssemos as justificativas necessárias para manutenção de nosso processo seletivo próprio sem aderir totalmente ao SISU.

Outro ponto que devemos levar em consideração são as vagas ofertadas nos editais de ingresso e reingresso da UFSM. Essas vagas são oriundas de abandonos, cancelamentos, transferências e, eventualmente, falecimentos.

Fazendo um levantamento, desde 2005, vimos que a evasão semestral ficava em torno de 3,5% do total de alunos matriculados, enquanto que o total de vagas oferecidas através dos editais de ingresso e reingresso ficava em torno de 2%. Isso gerou um...”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Ingresso na UFSM”, artigo de Felipe Martins Müller, que escreverá no sítio a cada duas semanas, nas quartas-feiras. Reitor da UFSM – pela qual é Engenheiro Eletricista graduado desde 1987. É mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado parte de seu trabalho de pesquisa no Centre de Recherche sur les Transports, em Montreal, Canadá, entre 1991 e 1992. Desde 1994, ocupa o cargo de Professor Titular do Departamento de Eletrônica e Computação do Centro de Tecnologia. No dia 26 de dezembro de 2005, assumiu a Vice-Reitoria e, em dezembro de 2009, a reitoria da UFSM, eleito pela comunidade universitária.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo