CampanhaEleições 2012Judiciário

ELEIÇÕES 2012. Santa Maria tem 240 candidatos, no total. Mas número pode não ser final. Saiba por quê

230 candidatos a vereador, cinco a prefeito, outro tanto a vice. Total: 240. Esses tendem a ser os números definitivos de candidatos em Santa Maria, no pleito de 7 de outubro. Porém… Porém, conforme o CALENDÁRIO eleitoral, há prazo até esta quarta-feira para que se encaminhem pedidos de impugnação.

Quem pode fazê-lo, no caso de eventuais inscrições individuais feitas por candidatos, são os partidos políticos e/ou coligações, qualquer outro concorrente e, claro, o Ministério Público Eleitoral. Há, ainda, outra possibilidade, que encerra nesta quarta, dia 18: a de que qualquer cidadão informe o que entenda ser inelegível.

Portanto, número final de candidatos só depois. Enquanto isso, informe-se: no Rio Grande do Sul, conforme o sítio do Tribunal Superior Eleitoral (dados do início da noite desta segunda), 1.172 candidatos a prefeito (com seus vices) e 26.091 concorrentes às Câmaras de Vereadores. Esse número ainda pode variar, claro, mas será pouco, com certeza.

E no país? Bem, aí a sugestão é a leitura da reportagem de Ivan Richard, da Agência Brasil. O texto traz bastante e substanciosas informações a respeito. Confira:

Quase 140 milhões de brasileiros vão às urnas nas eleições municipais de outubro

No dia 7 de outubro, 138.492.811 eleitores em 5.569 zonas eleitorais irão às urnas para escolher prefeitos, seus respectivos vices e vereadores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até hoje (16), o sistema do órgão registrou 464.701 candidaturas para os três cargos.

De acordo com a legislação eleitoral, nas cidades com mais de 200 mil eleitores e onde a disputa pela prefeitura tenha mais de dois candidatos há a possibilidade de segundo turno. Nesse caso, a nova votação está marcada para o dia 28 de outubro com os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Detentor do maior eleitorado do país, com 31.229 pessoas aptas a votar, São Paulo também é o estado com maior número de candidatos inscritos para concorrer nas próximas eleições. Segundo o TSE, 79.467 políticos fizeram o pedido de candidatura, sendo 2.012 para prefeito, 2.016 para vice-prefeito e 75.439 para vereador. Apesar de o prazo para formalizar as candidaturas já ter se encerado, o tribunal ainda está totalizando os pedidos.

Pelo calendário eleitoral, até o dia 4 de agosto poderá ser feito o pedido de impugnação de candidaturas. Isso, contudo, não impede que um candidato participe do pleito. Ele poderá concorrer sub judice até que a Justiça decida o caso. No entanto, se ao final do processo a impugnação for confirmada e o candidato tiver sido eleito ele terá que deixar o cargo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo