CongressoEleições 2012Judiciário

ELEIÇÕES 2012. São 92 os congressistas na disputa. 40% com encrenca na Justiça. Dois são gaúchos

O levantamento, com base em informações oficiais, é do sítio especializado Congresso em Foco. Dois 594 congressistas, entre deputados e senadores, 92 vão disputar o pleito municipal. E se um terço do total de parlamentares estão encrencados com a Justiça,como você já leu neste espaço, não é muito diferente a situação entre os que concorrem a prefeito ou vice, em 7 de outubro.

São, conforme o CF, 36 os que são alvo de algum tipo de investigação no Supremo Tribunal Federal, onde todos eles têm foro privilegiado. Há dois gaúchos na relação de candidatos com encrenca judicial. No caso, o comunista do B Assis Melo, candidato a prefeito de Caxias do Sul, e o petista Fernando Marroni, pretendente ao mesmo cargo, mas em Pelotas.

Para saber mais sobre tudo isso, vale a pena conferir a reportagem assinada por Fábio Góis e Edson Sardinha. A seguir:

Parlamentares candidatos têm problemas na Justiça…

… Parlamentares que estão de olho no voto do eleitor este ano também estão na mira do Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 92 congressistas que vão disputar as eleições de outubro, 36 (ou seja, 40% deles) são alvos de investigação na mais alta corte do país, onde tramitam as acusações criminais envolvendo congressistas e outras autoridades federais. No total, três senadores e 32 deputados federais com alguma pendência judicial postulam os cargos de prefeito; há ainda um deputado investigado concorrendo a vice-prefeito.

Os 36 investigados enfrentam um total de 30 ações penais (processos criminais que podem resultar em condenação) e 64 inquéritos, procedimento preliminar de investigação que pode resultar na abertura da ação penal. Entre as principais acusações, estão os crimes eleitorais; contra a Lei de Licitações; crimes de responsabilidade (como mandatário ou gestor público); corrupção ativa ou passiva; lavagem de dinheiro/crime contra o sistema financeiro nacional, e apropriação indébita previdenciária…”

… Os parlamentares candidatos alvos de ação penal ou inquérito são membros de 12 partidos. O PMDB é o partido com mais candidatos parlamentares enrolados com a Justiça, com nove representantes, todos deputados. Em seguida, aparece o PT, com seis integrantes, dos quais um senador, Wellington Dias (PI). O PSDB é o terceiro partido em candidatos investigados, com quatro correligionários, um deles o senador Cícero Lucena (PB). Já o PDT e o DEM têm três membros cada nessa situação. PCdoB, PTB, PR e PSC têm dois representantes cada no rol de investigados. PSB, PPS e PRP têm um candidato sob investigação no STF…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA SABER QUEM SÃO OS PARLAMENTARES CANDIDATOS, CLIQUE AQUI.

PARA SABER QUAIS OS INVESTIGADOS NO SUPREMO, CLIQUE AQUI.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo