COLUNA OBSERVATÓRIO. Vem aí, em no máximo uma década, obras de infraestrutura que mudarão SM
Se o sujeito prefere ser ranzinza e contra o mundo, duvidando até do ar que respira, pode. Se quiser, também, fingir-se de cego, bueno, é de cada um. Aliás, é procedimento comum em época de fervor político. Mas fatos, se realizados, são fatos. Simplesmente.
Daí que uma rápida olhada no noticiário permite supor que, a se realizarem todos os planos postos no papel, e alguns deles em andamento efetivo, é possível ser a favor do mundo. Do nosso, aliás. De Santa Maria, inclusive.
Mas o que faz o colunista ficar assim tão otimista? Ora, Observatório fez um levantamento e descobriu que, mesmo que atrase além da conta, é possível supor que, em até 5 anos, se tanto, a cara da infraestrutura rodoviária de Santa Maria vai mudar.
Basta que se cumpram integralmente os projetos da Travessia Urbana (em poucos meses, anuncia-se a primeira licitação), da duplicação da Faixa Velha para Camobi, do asfaltamento até São Martinho e, agora, da inclusão de nova estrada, ligando a cidade a Santo Angelo, na BR 392 – via PAC rodoviário em vias de ser lançado por Dilma Rousseff.
Se isso não é bom, o que será bom? Atenção: aqui se fala de infraestrutura rodoviária – e basicamente com recursos federais. Faltará (e pode acontecer, por que não) resolver o imbróglio urbano. Que não se dará só com verbas da comuna. Mas sonhar, cá entre nós, é de graça. Logo…
Estive este findi em SM, como o asfalto está ruuuim!
Não é questão de otimismo ou pessimismo. Basta olhar para trás e lembrar quantas promessas não foram cumpridas. Foi lançado o PAC1. Depois o PAC2. E, por incrível que pareça, o PAC1 tem obras que não foram terminadas ainda. Pior, estão paralisadas. Vide transposição do rio São Francisco.
Criar uma sensação de bem estar usando a criação de expectativas positivas é um instrumento de propaganda conhecido. E colocar uma cenoura na frente da carroça para o burro trabalhar com mais afinco.