Eleições 2012PesquisaPolítica

ELEIÇÕES 2012. Chegada da primeira pesquisa deixa muuuita gente nervosa. A questão é: afinal, por quê?

Já se notam sinais de nervosismo. E basta conversar com militantes minimamente graduados, especialmente das candidaturas protagonistas, para perceber isso. E por quê? Simples. Vem aí a primeira pesquisa para aferir o sentimento (e o voto) do eleitor santa-mariense, a poucos dias mais que dois meses do pleito de 7 de outubro – como ANTECIPOU o sítio em nota publicada na tarde passada. Será feita pela Studio Pesquisas, sob encomenda do jornal A Razão.

É verdade que os partidos estão realizando seus próprios levantamentos. Mas não os registram no Tribunal Superior Eleitoral – pois, nesse caso, se tornariam públicos. E é com base neles que definem os passos a ser tomados na campanha. Agora, não. Todos terão acesso. E já há até quem tente desqualificar o trabalho, com um claro objetivo: se defender. Mas, do quê? De um índice abaixo do que seria desejável divulgar? Só pode ser.

Ah, um depoimento: este editor foi o primeiro a contratar, em 1996, o Studio Pesquisas. Que é idôneo. Ponto. E nada mais há a falar a respeito – exceto entender o nervosismo de uns e outros, mesmo sem saber o resultado. Inclusive porque a coleta dos dados, e as 400 entrevistas, conforme o REGISTRO no Tribunal Superior Eleitoral, acontecem nesta quarta e quinta. Para divulgação, de acordo com o mesmo documento, a partir do dia 4, sábado. Aliás, essa é a data provável para publicação, pelo jornal A Razão. Inclusive porque, conforme manda a lei, nesse dia os dados terão que ser públicos, necessariamente. Logo…

A PESQUISA – informa o registro no TSE que – afora dados óbvios, como sexo, idade, etc, e também o número de entrevistas (400) e a margem de erro (até 4,9% para mais ou para menos) – serão três as perguntas a ser feitas. Duas óbvias, a outra nem tanto, mas também bastante interessante.

Ao mesmo tempo em que questionarão o eleitor acerca do candidato de sua preferência – sem citá-los, para ter o resultado espontâneo; e informando-os dos cinco nomes, para obter a resposta induzida – perguntarão também sobre a satisfação (ou não) do santa-mariense com a sua cidade. São, além da possibilidade de simplesmente não saber ou não querer responder, quatro alternativas: muito satisfeito, satisfeito, insatisfeito, muito insatisfeito. Bueno, isso pode ser importantíssimo, pode apostar.

Agora, pra fechar: mas por que o pessoal (de todos os lados) está tããão nervoso? Caaalma. Afinal, é apenas a primeira pesquisa. Outras virão. Pelo que o editor apurou, serão pelo menos outras cinco. Sim, cinco. Incluídas as de A Razão e de outros veículos. Aguardemos, então, para não “morrer” antes do tempo.

EM TEMPO: se você quiser conhecer a íntegra do questionário a ser apresentado aos entrevistados, clique AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo