CongressoMundoPolítica

INTERCÂMBIO. Pimenta na Estônia. Transparência e participação popular, entre os temas a ser lá debatidos

Pimenta: na pauta, também projetos dele, de participação popular com o uso da internet

O deputado federal Paulo Pimenta (PT), presidente da Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional, é um dos designados para compor missão oficial na Estônia, em viagem que começa nesta sexta-feira. Além dele, irão representantes do ministério do Planejamento, decoutros órgãos públicos e da sociedade civil, a convite do Ministério de Relações Internacionais daquele País.

Mas, o que vai se fazer lá e o que pretende especificamente o deputado santa-mariense? Confira no material distribuído pela assessoria de imprensa de Pimenta, com foto da Agência Câmara de Notícias. A seguir:

Deputado Pimenta debate participação popular e governo aberto na Estônia

A experiência do orçamento participativo e a criação de mecanismos para promover uma efetiva interação da sociedade com o Parlamento serão algumas das contribuições brasileiras levadas à Estônia pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que viaja em missão oficial nesta sexta-feira (10) ao país báltico. O objetivo da viagem é promover um intercâmbio de experiências participativas e de transparência na administração pública.

O petista, que é presidente da Comissão Mista de Orçamento, foi designado pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e convidado pelo Ministério das Relações Internacionais da Estônia para integrar a comitiva brasileira, composta ainda por representantes do Ministério do Planejamento, de diversos órgãos públicos e de entidades da sociedade civil.  

“A viagem é, em primeiro lugar, uma oportunidade de conhecer ações de integração digital, participação popular, combate à corrupção, transparência governamental e acompanhamento do emprego do dinheiro público”, detalhou Paulo Pimenta. A Estônia, que possui pouco mais de um milhão e trezentos mil habitantes, distribuídos em 45 mil quilômetros quadrados de território, é considerada referência em várias dessas áreas.

Além de detalhar experiências do orçamento participativo de Porto Alegre e da criação de mecanismos que facilitam a interação da sociedade com o Parlamento, Paulo Pimenta falará aos estonianos sobre alguns projetos de sua autoria. Entre eles, o “Cidadão Digital”, que permite a apresentação de propostas legislativas pela internet; e a “Pauta Digital”, que propõe uma reforma no processo de construção da pauta de votação da Câmara, com interferência direta da população.

As diretrizes da parceria de “Governo Aberto”, projeto internacional co-coordenado pela presidenta Dilma Rousseff, também fazem parte da agenda das reuniões de trabalho, que serão concluídas no dia 17.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo