CampanhaEleições 2012Política

CAMPANHA. Schirmer reúne lideranças comunitárias e diz que quer implantar o “metrô de superfície” em SM

No encontro com lideranças comunitárias, Schirmer explicou as rotas propostas para o metrô

Nada de atividades nas ruas, nesta segunda-feira chuvosa em Santa Maria. O candidato a prefeito Cezar Schirmer (PMDB) levou lideranças comunitárias ao seu comitê central. E o que disse a elas? Confira no material produzido pela assessoria de imprensa do peemedebista. O texto e a foto são de Luiz Otávio Prates. A seguir:

Metrô de superfície: Schirmer apresenta inovador projeto de transporte coletivo às lideranças comunitárias

Em seu primeiro mandato, o atual prefeito e candidato à reeleição, Cezar Schirmer, fez inúmeras intervenções e melhorias no trânsito de Santa Maria, qualificou o transporte público e deu início a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Porém, Schirmer quer mais. Para os próximos quatro anos, quer implantar um novo modelo de transporte na cidade: o metrô de superfície. E, nesta segunda-feira (17), à tarde, o pretendente ao Executivo reuniu-se com lideranças comunitárias das regiões Oeste e Leste para apresentar a proposta.

A intenção de Schirmer é implantar o metrô de superfície, criando uma linha específica para ligar a Tancredo Neves ao Centro da cidade e à Camobi, como forma de desafogar as rodovias e o transporte público e dar mais uma alternativa aos trabalhadores, estudantes e moradores das regiões. “Isto vai ser uma revolução. Santa Maria será uma das primeiras e únicas cidades do Brasil com este sistema. É um projeto inovador, moderno, eficiente e de baixo custo para a população, além de ser ambientalmente sustentável”, salientou o candidato.

O metrô de superfície consiste em dois tipos de transportes: Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Veículo Leve sobre Pneus (VLP). Os modelos serão discutidos com a comunidade, bem como os itinerários e linhas. “Estamos ainda na fase de pré-projeto. Vamos buscar recursos e buscar a participação efetiva da comunidade para a viabilização deste modal de transporte em nossa cidade”, finalizou Schirmer. A reunião aconteceu no Comitê Central de Campanha.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

12 Comentários

  1. O Schirmer perdeu o trem da história.
    O trem, o ônibus, o carro, o pedalinho, a carreta, a bicicleta, a lambreta, a gareli, a romiseta, o FNM…

  2. Prezados, essa ideia o Plano de Mobilidade ja descartou, nao tem viabilidade econômica. Santa Maria nao tem o número de usuários diários necessários para viabilizar esse projeto. Se nao me engano seriam necessários 75000 usuários diários e hoje rondamos os 25000. Essa informação é decorrente das reuniões que a Equipe Técnica do PDMU esta realizando com diversos setores para ir lapidando as propostas que estarão contidas do Plano. Para finalizar, acho que cabe, quero parabenizar a condução dos trabalhos de elaboração do PDMU, varias audiências publicas realizadas, diagnóstico bem rico em dados e muita disposição par dialogar com a sociedade sobre as propostas que irão a apreciação da audiência pública.

  3. Projeto para Santa Maria muito interessante e espero que não vai ficar só no papel e esquecido depois das eleições.
    Em Mulhouse (França) fiz um vídeo para mostrar como os bondes estão bem integrados na cidade e muito mais práticos, mais rápidos do que os ônibus para se deslocar em quase qualquer parte da cidade. Sabendo que no percurso e nos fins de linhas, sempre tem conexão com ônibus para continuar nas outras direções. Em todos os bondes, tem ar condicionado o que torna a viagem bem confortável seja no inverno frio ou no verão quente. Muito prático também para deficientes de cadeira rolante que podem viajar sem problema de aceso para entrar no bonde. Mesma coisa com carrinhos de crianças, ou carrinhos para fazer compras. E a capacidade de passageiros é bem mais importante do que os ônibus. E muito importante! Sempre chegando na hora!
    Nada melhor para Santa Maria ter o VLT. (Mas não o VLP que só dá problemas)(Conheço bem Santa Maria onde sempre vou de férias desde mais de 30 anos)
    Primeira parte do meu vídeo de ontem.
    http://youtu.be/BDdRnWjdkls

  4. Ainda em tempo sr Alarico, diga-se que a Br158 foi muito mal feita pois ja precisou de inumeras reformas em sua pavimentação. Porque será??? Em??? fala????

  5. Isso mesmo Sr. Alarico, diga pro Pimenta mandar a grana oriunda dos impostos que pagamos à União, que então o Schirmer faz. Na 158 foi a mesma coisa, Pimenta enaminhou o translado dos impostos que outrora pagamos ao governo federal e agora não para mais de gabar-se do feito. Será que até quando o Sr. Pimenta vai usar o objeto da BR158 como propaganda eleitoral????????

  6. Com essa internete as noticias vão longe lá pelas bandas de Maçambara se comenta que em Santa Maria o Sr. Prefeito faz lembrar um outro da cidade de Sucupira um tal de Odorico Paraguassu com muitas promessas, obras só no papel e ainda assume a paternidade de obras com verbas estaduais e federais.Só faz cortesia com chapéu dos outros.

  7. A ideia é excelente, assim como são os parques urbanos e o tal túnel da Tuiuti. No caso das ideias do Schirmer.
    Assim como são ótimas ideias também a Perimetral, a Travessia Urbana, no caso do PT. Méritos do Valdeci e Pimenta.
    E é uma ótima ideia a cidade industrial, do Pozzobom.

    Espero somente que isto tudo saia do papel, para que Santa Maria dê finalmente um salto de qualidade e tenha um grande desenvolvimento e que a politicagem e demagogia, especialmente do pessoal que torce contra qualquer coisa acabe. Creio que Santa Maria precisa urgentemente unir todas as forças políticas, para desenvolvermos, picuinhas políticas não levam a lugar algum.
    Sem falar que já está na hora de termos um aeroporto civil decente, para termos passageiros de toda metade do estado nele.

  8. Levando em consideração que já existe trilhos que cobrem a cidade de leste a oeste, é uma ótima idéia e de fácil implementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo