ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Um ano definitivamente militar

Isso é história!

1922, 20 de janeiro – Primeiro vôo no Parque de Aviação Militar, realizado pelo 2º tem-aviador Ivan Carpenter Ferreira, em avião de caça Spad. Servem, também, no Parque o cap.-av. Alzir Lima, os tem.-mecânicos Le Guezec e Gramain (Germain?), ambos franceses, e os sargentos Noêmio Ferraz, Heráclito Silva e João de M. Pereira. Os aviões são dos tipos Breguet, Breguet-Nieuport e Spad.

O 3º Grupo de Esquadrilha será extinto a 21 de março de 1928.

15 de março – O 7º RI embarca para as grandes manobras de Saicã.

20 de março – Lançamento da pedra fundamental do quartel do 5º Regimento de Artilharia Montada, Regimento Mallet, pelo ministro da Guerra, João Pandiá Calógeras.

2 de abril – O Parque de Aviação Militar é inaugurado oficialmente pelo ministro da Guerra, Pandiá Calógeras, estando presente o general Cândido Rondon.

10 de setembro – Inauguração da Herma do Coronel João Niederauer Sobrinho, herói da Guerra do Paraguai, erguida no início da avenida Rio Branco. Faziam parte da comissão encarregada da homenagem Catão Vicente Coelho, Raul de Miranda e Silva e Artur Mergener. A solenidade estava programada para o dia 7, mas foi adiada devido ao mau tempo.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

NOTA DO COLUNISTA. O leitor mais atento notará que um dos eventos acima já foi publicado. A reprise se dá exatamente para mostrar o quão importante foi 1922 para a área militar da cidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo