Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
MulherTrabalho

TRABALHO. Mulheres são a maioria dos brasileiros com curso superior. Mas salário ainda não acompanha

Era algo que já se supunha pudesse ser verdadeiro – mesmo que não houvesse nada científico, ainda, para comprovar. Agora, há. Trata-se de pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Embora seja uma instituição de credibilidade planetária, ela não é nacional, mas europeia. No entanto, fez o levantamento exatamente para comparar com os índices do velho mundo.

E aí se tem que, enquanto do total masculino, 10% tenham curso superior, de todas as mulheres, 12% estão nessa condição. No entanto, no que toca ao mercado de trabalho, elas ainda recebem, na média, menos que os homens.

Mais detalhes sobre a pesquisa e a sua análise são encontrados em material produzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e publicado no portal de Luis Nassif. Confira:

Mulheres são maioria com nível superior no Brasil

A proporção de mulheres brasileiras com títulos acadêmicos de nível superior é maior que a de homens – a parcela da população feminina adulta com diploma é de 12%, ante 10% da masculina –, mas esse dado sofre uma inversão no mercado de trabalho. Quando se analisam as pessoas que atuam em funções de nível superior, 91% dos homens estão empregados, contra 81% das mulheres.

Os números fazem parte da mais recente edição do relatório Education at a Glance, publicado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Embora o Brasil não seja membro da OCDE, formada majoritariamente por nações europeias, os dados do país foram incluídos no relatório para fins de comparação.

O descompasso brasileiro entre a proporção de mulheres formadas e de mulheres empregadas acompanha a tendência registrada, também, dentro da OCDE. Em média, 32% das mulheres adultas dos países-membros têm nível superior, ante 29% dos homens, mas “as taxas de emprego das mulheres são menores que as dos homens, sem exceção, em todos os países da organização”, ressalta o relatório.

A diferença média é de nove pontos porcentuais, mas há casos em que ela supera os 20 pontos. O país que mais se aproxima da igualdade é a Noruega, com 91% dos homens adultos diplomados empregados, ante 89% das mulheres…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo