Eleições 2012JudiciárioRegião

FICHA LIMPA. Polêsine de olho em Brasília. É lá que se define quem será a prefeita: Denise ou Valserina?

Pode ser hoje. Pode não ser. Pode ser amanhã. Mas também pode não ser. O fato é que, do ponto de vista da região em geral, e de São João do Polêsine em particular, somente quando o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, julgar o recurso impetrado pela candidata do PMDB, Valserina Gassen, é que se saberá quem vai governar a comuna a partir de 1º de janeiro.

A peemedebista teve mais votos que sua oponente, a atual prefeita (em busca da reeleição) Denise Milanesi, do PP, mas sua candidatura foi impugnada, por incorrer em dano aos preceitos da “lei da ficha limpa”. Valserina recorreu ao TSE e, agora, está na lista de espera. São mais de 2,2 mil recursos pendentes de julgamento. Mais informações a respeito dos prazos e outros detalhes você tem no material produzido hoje pela Agência Brasil. A reportagem é de Carolina Sarres. A seguir:

TSE faz esforço concentrado para julgar casos da Ficha Limpa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará prioridade nesta semana ao julgamento de recursos que envolvem candidatos às eleições de 2012 impugnados pela Lei da Ficha Limpa. O tribunal informou que não será possível julgar todos os recursos, mas haverá esforço concentrado para acelerar as decisões. Depois do TSE, os candidatos podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento no TSE pode mudar resultados das eleições em municípios onde candidatos barrados pela lei tiveram contagem de votos suficiente para ser eleitos ou para disputar o segundo turno, em 28 de outubro. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, explica que os candidatos com pendências no Tribunal não devem ter os votos invalidados até que a decisão da Justiça seja definitiva. Estes recursos podem se referir tanto a impugnações baseadas na Lei da Ficha Limpa, quanto a outras irregularidades.

No total, foram mais de 6,9 mil processos recebidos pelo tribunal, dos quais cerca de 3,6 mil estão com julgamento pendente. No caso da Lei da Ficha Limpa, há 2.247 recursos no TSE, dos quais 764 foram julgados até o momento…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo