LUNETA ELETRÔNICA. AL e Detran, Barbosa, Dirceu, CPI Porcina, Valdeci e Enfermagem, Irmã Lourdes
* A Assembleia Legislativa aprovou, na tarde passada, dois projetos que beneficiam o Detran. Ambos de origem no Poder Executivo.
* O primeiro projeto aprovado autoriza o Estado a contratar em caráter emergencial e por tempo determinado 64 examinadores de trânsito para atuação no Detran.
* Com a aprovação, ocorrerá processo seletivo de candidatos, que terá divulgação no Diário Oficial do Estado.
* O segundo renova o contato emergencial de outros 146 examinadores, que já atuam no Detran, com o que o número passará de 146 servidores para 210.
* Os temporarios serão, após, substituídos pelos aprovados em concurso já aprovado pela Assembleia, informa o líder do governo, deputado Valdeci Oliveira (PT).
* A propósito, Valdeci, por sua assessoria, dá conta de reunião nesta quarta-feira, às 11 e meia da manhã, na Assembleia, da Frente em Defesa da Enfermagem, que o petista coordena.
* Será definido um cronograma de mobilizações. Uma das bandeiras da Frente é a aprovação do Projeto que garante a jornada de 30 horas, para os profissionais.
* Nesta quarta, Joaquim Barbosa deve ser eleito como presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. O mandato é de dois anos e ele toma posse em novembro.
* O STF, alias, já selou, matematicamente, a condenação do ex-ministro José Dirceu, na Ação Penal 470, também conhecida como o processo do “mensalão”.
* O voto de Marco Aurélio Mello compôs a maioria para o veredito. Como ele já haviam votados Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Pela absolvição, votaram Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.
* O senador Vital do Rêgo (PMDB/PB), presidente da CPI do Cachoeira, convocou para a próxima terça reunião entre os líderes partidários para tratar da prorrogação dos trabalhos.
* A CPI Porcina (que foi sem nunca ter sido, como chama o editor) tem prazo para funcionar até 4 de novembro, mas pode ser prorrogada por mais 180 dias. Pura perda de tempo. E dinheiro. Público, aliás.
* A irmã Lourdes Dill participa, nesta quarta, em Brasília, do Seminário “Desafios Nacionais na Diversificação das Áreas Cultivadas com Tabaco.
* A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, que aglutina todas as iniciativas da Economia Solidária, representa a região central no evento.
* O convite, segundo a própria irmã Lourdes, se deve à atuação histórica de 25 anos do Projeto Esperança, nesta área de alternativas à cultura do fumo.
Se cometeu erros (a pedido ou pressionado), ficaram no Passado. No Presente é o ‘cara’…