CulturaEconomiaEconomia SolidáriaEducaçãoPrefeitura

LUNETA ELETRÔNICA. Microcrédito, Pronacampo, economia solidária, ‘impressões sobre Santa Maria’…

* A Imembuí Microfinanças (Banco do Povo) inaugura, na próxima terça-feira, uma unidade de microcrédito na Coordenadoria Administrativa da Região Oeste da cidade.

* Com a presença do prefeito Cezar Schirmer e gestores, ente outros, será dado um passo adicional na instituição de crédito destinada aos menores. Hoje, o Banco do Povo tem apenas a sede, na rua Riachuelo.

* A nova unidade de microcrédito atenderá a uma demanda de crédito numa das regiões das mais carentes de Santa Maria e irá atender grupos solidários de empreendedores.

* Os pagamentos serão semanais e os clientes serão orientados e acompanhados sobre a melhor maneira de usar o crédito”, explica o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e conselheiro da Imembuí Microfinanças, Dirceu Severo.

* Na prática, já foi dada a largada para a organização de mais um grande evento da economia solidária, na sua “capital informal”, Santa Maria.

* Vêm aí, entre 11 e 14 de julho do próximo ano, o II Fórum Mundial e a II Feira Mundial da Economia Solidária – com todos os eventos correlatos e simultâneos – no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheister.

* E agora, em 13 e 14 de novembro, no Instituto São José, em Santa Maria, ocorre o Encontro Preparatório aos eventos de 2013.

* Todas as entidades, gestores públicos, parceiros, fóruns e, enfim, os que se interessam pelo tema, estão sendo convidados pelo Projeto Esperança/Cooesperança, verdadeiro pilar da Economia Solidária.

* Nas reuniões  novembro serão definidos os “eixos temáticos” do Fórum e da Feira, além de encaminhadas questões práticas da organização.

* O setor pedagógico da 8ª Coordenadoria Regional de Educação realizou nesta quinta, na Escola Cilon Rosa,  reunião de apresentação do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo).

* Do encontro (no qual também se anunciou o “Dia do Campo”, previsto para 7 de dezembro) participaram representantes das 28 escolas do campo da área de abrangência da 8ª CRE.

* Desde segunda-feira, e até a próxima sexta, das 8 da manhã às 6 da tarde, na Praça Saturnino de Brito, acontece o Feirão da Semana Mundial da Alimentação.

* São produtos coloniais, caseiros, artesanato, agroindústria familiar, plantas ornamentais e lanches, comercializados pelos produtores da economia solidária.

* A promoção é do Projeto Esperança/Cooesperança e dos grupos associados, com apoio, entre outros, da Prefeitura, do Mesa Brasil e do Conselho Municipal de Economia Solidária.

Algumas das obras em exposição na mostra “Impressões de Santa Maria” (foto Divulgação)

* Com 15 obras, a exposição “Impressões sobre Santa Maria” começou nesta quarta, e vai até dia,  no hall do prédio 74-C, no Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM.

* A exposição, com referência impressionista, conta com técnicas variadas, como óleo e acrílico sobre tela, em diferentes formatos, que retratam o dia-a-dia da cidade, transmitindo a atmosfera das ruas e praças, aspectos arquitetônicos e a cena urbana.

* São obras produzidas por artistas do grupo do Atelier Marilia Chartune e da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo