ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Duas tragédias e a morte de um ilustre nome do Rio Grande. Tudo em apenas 10 dias

Isso é história!

1923, 12 de janeiro – O advogado dr. Heitor Pereira de Nonoai, autor da morte do seu colega, dr. Artur Verney, a 31 de março de 1919, é morto pelo dr. Dario Silveira.

17 de janeiro – Um avião do Parque de Aviação Militar, pilotado pelo sargento Noêmio Ferraz e conduzindo os 1ºs tenentes Osvaldo Cordeiro de Farias e Samuel Ribeiro Gomes Pereira, cai ao solo no Campestre de Santo Antão, ficando gravemente feridos os seus ocupantes e totalmente destroçado o aparelho.

22 de janeiro – Morre, na cidade, o advogado Dr. José Joaquim de Andrade Neves Neto, às 19,55 horas, em consequência de uremia e não assassinado, como já li. Natural de Rio Pardo, onde nasceu em 1873, formou-se em direito em São Paulo, e veio para Santa Maria em 1904, após residir na capital do Estado. Emérito advogado, brilhante orador, poeta, prosador, jornalista e político, foi uma das figuras mais brilhantes de sua geração entre os homens de espírito do Rio Grande.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo