CongressoPolítica

CIDADANIA. Quer sugerir algo para o projeto do novo Código Penal? Ainda há tempo. Fale com o Taques

Pedro Taques: há temas controversos. Mas eles estão sendo discutidos, no projeto em tramitação

A questão da segurança pública, e dos cidadãos, está na ordem do dia. É verdade que há muita bobagem sendo dita e escrita na mídia – inclusive na local. Uma delas é a inexistência de leis suficientemente capazes de resolver o problema. Como se lei resolvesse, de um lado, e não existisse, de outro. Se sabe que o furo é mais embaixo, cá entre nós.

Mas, em relação especificamente à lei, há em discussão no Congresso, com um Projeto já tramitando (a partir de um anteprojeto produzido por Comissão especial de notáveis, no conhecimento jurídico). Tem até um relator, o senador (aliás originário do Ministério Público) Pedro Taques, do PDT.

Mas, a quantas anda o Projeto, que por sinal tem prazo para a sugestão de emendas (habilite-se, cidadão, antes de reclamar) ampliado, pois não se quer fazer nada açodado? Confira, a propósito, material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Gorette Brandão, com foto de Lia de Paula. A seguir:

Texto do novo Código Penal ainda está aberto a sugestões, diz Pedro Taques

Representantes dos mais diversos setores da sociedade têm buscando assiduamente o senador Pedro Taques (PDT-MT) para dar opiniões e oferecer contribuições ao projeto do novo Código Penal. Desde que assumiu a relatoria da matéria (PLS 236/2012), em agosto, por seu gabinete já passaram ao redor de meia centena de representantes das mais diversas entidades.

Os interessados são associações, sindicatos e conselhos de classe, entre outros segmentos organizados. Querem se manifestar não somente sobre questões consideradas polêmicas, a exemplo da ampliação da permissão para o aborto legal e a descriminalização das drogas para uso pessoal, mas sobre todos os pontos do texto, como informou Taques à Agência Senado, nesta sexta-feira (16).

– O diálogo é intrínseco ao trabalho de construção legislativa. Ao fazer leis, você não pode ser dono da verdade. Como relator, tenho que ouvir a todos, e é isso que estou fazendo – comenta.

Taques afirma que o debate deve ser amplo, nele cabendo “o cidadão e a academia”. Para ampliar as discussões, o relator espera a confirmação de novas audiências públicas ainda este ano. Esse é um dos pontos a ser examinado na próxima semana, em reunião interna da comissão especial que examina o projeto, adiantou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo