JudiciárioPolítica

JUDICIÁRIO. Dilma vai à posse de Joaquim Barbosa, o primeiro presidente negro do Supremo Tribunal Federal

Havia dúvidas. Para alguns, ainda há. Sobretudo, na mídia. O Palácio do Planalto, por sua vez, não havia emitido qualquer sinal. De todo modo, isso mudou nesta segunda-feira. Não obstante viagem que fará à Espanha, na solenidade de posse, a presidente Dilma Rousseff estará. Ela prestigiará a assunção ao cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa – que assume em lugar de Carlos Ayres Britto que, por sinal, se aposenta no dia 19, ao completar 70 anos.

Há duas peculiaridades no fato. Uma, em muito alimentada pela mídia, seria o fato de Barbosa ser o relator da Ação Penal 470, também conhecida como processo do “mensalão”. No entanto, nem de longe tem a imortância da segunda: afinal, Barbosa é o primeiro negro a assumir o principal posto do Judiciário brasileiro.

Sobre tudo isso e mais um pouco, vale a pena conferir material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Yara Aquino e Renata Giraldi. Acompanhe:

Ministro Joaquim Barbosa convida Dilma para cerimônia de posse no Supremo

A pouco mais de uma semana da cerimônia de posse de Joaquim Barbosa como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro foi hoje (segunda, 12) ao Palácio do Planalto para convidar pessoalmente a presidenta Dilma Rousseff para a solenidade no dia 22. A assessoria de imprensa da Presidência informou que Dilma comparecerá à solenidade. Tradicionalmente, a cerimônia de posse na Corte Suprema marca o encontro dos presidentes dos Três Poderes – Executivo, Judiciário e Legislativo.

Antes da cerimônia de posse, o ministro-relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão, assume interinamente a função no dia 19, devido à aposentadoria do atual presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, que completa 70 anos. Inicialmente, houve dúvidas se a presidenta compareceria à posse de Barbosa já que ela viaja no próximo dia 15 para a Espanha e deve retornar apenas no dia 20, às vésperas da solenidade.

Barbosa, 58 anos, cumprirá dois anos de mandato como presidente do STF. A eleição do presidente da Corte ocorre por meio de um sistema de rodízio entre os integrantes da instituição, permitindo a alternância do poder. O vice-presidente na gestão de Barbosa e o próximo na linha de sucessão à presidência do Supremo será o ministro-revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo