Câmara de VereadoresCultura

LEI DO LIVRO. Saiba quais as duas obras que serão editadas pela Câmara e lançadas em maio de 2013

Uma iniciativa, salvo engano claudemiriano, do então vereador Júlio Brenner, virou a “Lei do Livro”, através do qual a Câmara de Vereadores banca a edição de duas obras; uma de cunho acadêmico, outra literária; de autores santa-marienses.

Hoje, o parlamento divulgou os dois livros selecionados pela comissão nomeada para tanto. O lançamento será na Feira de 2013, em maio. Saiba quem são os vencedores e também obtenha outras informações, no material produzido pela assessoria de imprensa do legislativo. A seguir:

Lei do Livro publicará mais duas obras

A “Boca”, a “Esquina” e o Recanto”: sociabilidade, cotidiano e memória coletiva entre aposentados habitués do Centro de Santa Maria, RS, de Rojane Brum Neves, e Maria Pólis-sêmica, de Carlos Roberto da Rosa Rangel, são as obras selecionadas  para serem publicadas por meio da Lei do Livro do ano de 2012.

A comissão julgadora, formada por um representante do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria, um representante da Academia Santa-Mariense de Letras e um representante da Casa do Poeta de Santa Maria, decidiu, por unanimidade, pela publicação das duas obras dentre as inscritas no concurso, sendo uma de caráter acadêmico e a outra de cunho literário, conforme o regulamento propõe.

A tiragem de cada livro será de mil exemplares. As obras serão distribuídas gratuitamente em bibliotecas, escolas e instituições de Santa Maria. O lançamento dos livros deve ocorrer em maio, dentro das atividades da Semana da Câmara e integrando a programação da Feira do Livro de Santa Maria.

Lei do Livro – Em dezembro de 2004, a Câmara aprovou a Resolução Legislativa 22/04, que determina a publicação de no mínimo um livro anualmente. Assim surgiu o projeto institucional Lei do Livro. Para participar, autores podem inscrever apenas uma obra, a qual deve cumprir algumas exigências, como, por exemplo, ser inédita, além de ter enfoque nos temas regionais ligados à cultura santa-mariense, nos gêneros poesia, crônica, romance ou história. Os inscritos têm seus trabalhos analisados e selecionados por um comissão julgadora, que pode escolher até duas obras para publicação.

PUBLICAÇÕES

2005

– A Arte Fotográfica e o Teatro em Santa Maria, de Getulio Schilling (edição póstuma, com organização coletiva)

2006

 – Santa Saudade, coletânea de poemas da Caposm, Haydée Hostin Lima (organizadora)

2007

– Fragmentos da História Ferroviáira Brasileira e Rio-Grandense, de João Rodolpho Amaral Flôres

2008

– Os Trabalhadores da V.F.R.G.S.: Profissão, Mutualismo, Cooperativismo, de João Rodolpho Amaral Flôres

– Apontamentos Sobre a História da Arquitetura de Santa Maria, Vani Terezinha Foletto (organizadora), Janes Kessler, Nilda Aparecida Jacks e Edir Lúcia Bisognin

2009

– Vertebrados Fósseis de Santa Maria e Região, de Átila Augusto Stock da Rosa

2010

 – Nova história de Santa Maria: contribuições recentes, organizado por Beatriz Teixeira Webber e José Iran Ribeiro

– A Face Oculta da Lua (Inércia), de Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro

2011

– Agueda, A Grande Mestra, de Ceura Fernandes

– O Coronel, O Jornalista e O Delegado: Cultura, Política e Violência em Santa Maria, de Cristiane Debus Pistoia

2012

– “Boca”, a “Esquina” e o Recanto”: sociabilidade, cotidiano e memória coletiva entre aposentados habitués do Centro de Santa Maria, RS, de Rojane Brum Neves

Maria Pólis-sêmica, de Carlos Roberto da Rosa Rangel’

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Boa noite!
    Claudemir, a iniciativa da Lei do Livro foi do então vereador Júlio Brenner.
    Abraço (NOTA DO SÍTIO. O editor agradece a informação da Clarissa. E fica feliz por sua – dele – memória ainda não estar tão ruim. hehe)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo