ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Revolução, assalto ao quartel (2)

Isso é história!

1923, 3 de novembro –…Clarestino Bento da Silva, ataca o quartel do 1º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar, guarnecido por um grupo de provisórios, sob o comando do cap. Raul Soveral…

…Seguindo pela antiga estrada que passava pelo Passo Velho do Arenal, São Geraldo e São José, chegou ao arrabalde do Quilômetro Três ou Alemoa pelas 3 da madrugada.

Enquanto isso, o cap. Soveral, que havia sido avisado da passagem de Clarestino pelo Passo do Verde, tomava providências para defender-se no quartel, pois contava somente com 23 homens, sendo 4 oficiais, ele, o cap. João Batista Druck, o tem. João Cândido do Amaral e o alferes Felisberto Mena Barreto, e 19 praças. Mandou uma pequena patrulha vigiar a estrada por onde viriam os revolucionários e concentrou sua reduzida força na parte central do quartel. Pelas 3,30 regressou a patrulha com a notícia de que os assaltantes se aproximavam, sendo então trancado o portão central, que era de ferro.

Pouco depois começava o ataque, ocupando os revolucionários a praça Júlio de Castilhos, as ruas adjacentes e algumas casas da vizinhança, chegando até à calçada fronteira ao quartel. Schoreder informa que Clarestino mandou 30 homens, a pé e comandados por Antenor Soares (Cabeça-Amarga), atacaram o quartel, enquanto o resto da força ficava no Quilômetro Três ou Alemoa, juntamente com a cavalhada… (segue)

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo