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A tecnologia a serviço da população de Santa Maria – por Jorge Pozzobom

O ‘app’ que é uma facilidade a mais para acessar serviços públicos municipais

Aplicativo ‘Santa Maria de Todos Nós’ facilita acesso da população a serviços públicos importantes (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Inovação nem sempre é sinônimo de tecnologia, pois uma ideia alternativa capaz de resolver problemas por um novo viés, mesmo que sem o uso de sistemas tecnológicos, pode ser considerada uma proposta inovadora. No entanto, o assunto que trago aqui alia esses dois conceitos e está diretamente ligado a uma das premissas da nossa gestão municipal, de imprimir um ritmo mais ágil aos processos da Prefeitura de Santa Maria e, assim, facilitar a vida dos cidadãos, um compromisso firmado por mim e pelo meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo.

Nesse sentido, é com muita satisfação que trato sobre o aplicativo Santa Maria de Todos Nós, App criado exclusivamente para que a população santa-mariense tenha a sua disposição acesso a serviços públicos por meio do celular, companheiro de muitos de nós nos dias de hoje. O aplicativo, lançado pelas secretarias de Comunicação e de Inovação e Tecnologia da Informação no dia 14 de dezembro, em um café da manhã com a imprensa, foi desenvolvido pela empresa Vigillare. Por meio do aplicativo, os cidadãos poderão fazer denúncias para a Guarda Municipal, registrar problemas no trânsito relativos a acidentes e a semáforos danificados ou desligados, solicitar reparos na iluminação pública, entrar em contato direto com a Ouvidoria Geral, buscar protocolos e ter acesso às guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022. Além de acessar notícias pelo aplicativo, a população também receberá alertas em tempo real sobre alterações no trânsito. Sempre que houver bloqueios em vias do município, em função de obras ou eventos, por exemplo, uma notificação será enviada para os celulares.

Uma função que gostei muito e que chama bastante a atenção é a possibilidade do envio de fotos pelo aplicativo nas denúncias para a Guarda Municipal. Dessa forma, o cidadão poderá fazer registros sobre dano ao patrimônio público, pichação, descarte irregular de resíduos e ocupação de áreas públicas, algo que considero de extrema relevância para que a Prefeitura possa atuar e coibir tais práticas. Essas denúncias são georreferenciadas, o que facilita o atendimento da demanda por parte do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), outro grande aliado no propósito de termos uma Santa Maria mais segura e melhor para quem vive aqui. 

Essa é mais uma ferramenta para aproximar a Prefeitura da população, uma alternativa virtual de acesso a serviços importantes. É como o Rodrigo Decimo e eu temos dito, que estamos caminhando rumo à modernização dos processos. E esse avanço já é realidade em nossa gestão. É claro que precisamos ir além, temos muito ainda a fazer, mas os resultados até o momento já nos deixam bastante animados.

O Santa Maria de Todos Nós está disponível para download na Play Store, para o sistema Android, e na APP Store, para o sistema iOS. Para encontrar o aplicativo, basta digitar na busca “Prefeitura de Santa Maria”.

Os serviços públicos disponíveis no App também podem ser acessados pela população de forma presencial ou pelo site da Prefeitura, mas o aplicativo é uma facilidade a mais. Uma maneira de entregarmos aos santa-marienses um serviço mais eficiente. Seguimos avançando num caminho seguro em direção ao futuro. E o futuro é agora!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

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Um Comentário

  1. Sim, negócio é instalar app (inovação? Kuakuakuakua!) e trabalhar de graça para a prefeitura. De fato, uma facilidade! Isto sim é ‘cidadania’! Servidores públicos só tem que ficar no ar condicionado encaminhando para os terceirizados! Kuakuakuakua!

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