PolíticaSegurança

CAIU OU… Vant não tripulado da FAB em SM, afinal, foi destruído? Jornalista noticia, a Aeronáutica refuta

Tenho lá minhas fundadas restrições ao jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva. Nunca sei exatamente quais os interesses que estão por trás (ou não) de algumas das informações que ele publica. Mas não nego sua importância. E do que edita na sua coluna eletrônica, também disponível em vários jornais do País.

O caso em questão aconteceu (ou não) em Santa Maria. E tem importância estratégica, o que pode explicar (não necessariamente justificar) o sigilo em torno dele. Então, a seguir, você lê duas notas. Uma, publicada no início da madrugada passada. Outra no início da noite desta sexta. Na primeira, o que diz o repórter; na segunda, a manifestação da Aeronáutica. Você tira a própria conclusão. Ah, lá embaixo também tem o link para outra notícia, com a versão da FAB, publicada pelo Diário de Santa Maria, na sua versão online. Acompanhe:

 “Acidente no Sul destrói avião espião da FAB

Um dos dois Veículos Aéreos não Tripulados (Vants) da FAB foi totalmente destruído em acidente na quinta (22), na base de Santa Maria (RS), onde fica estacionado. O aparelho de US$ 4,5 milhões, fabricado em Israel, teve perda total: o motor parou após a decolagem e caiu. A tragédia não foi maior porque o avião espião do esquadrão Horus, de combate ao tráfico de drogas, sobrevoava a base. A FAB guarda sigilo absoluto.

FAB nega perda total de aeronave

O Comando da Aeronáutica negou nesta sexta-feira (30) que houve um acidente com perda total de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) da Força Aérea Brasileira. Em nota, a Aeronáutica explica que, na verdade, “houve uma perda de potência do motor logo após a decolagem e o controlador, seguindo os procedimentos previstos no manual de operação, realizou o pouso da aeronave”. A notícia sobre o VANT foi veiculada no dia 5 de novembro por diversos meios de comunicação. A aeronave, modelo RQ-450, está em manutenção e não houve nenhum dano aos equipamentos eletrônicos do VANT. “o segundo RQ-450 da FAB está em plenas condições operacionais e continua a realizar voos normalmente a partir da Base Aérea de Santa Maria (RS), sede do Esquadrão Hórus, o primeiro do país a operar aeronaves deste tipo”, garantiu a FAB.”

A VERSÃO ONLINE DO DIÁRIO DE SANTA MARIA PUBLICOU A VERSÃO DA FAB (AQUI)

PARA LER OUTRAS NOTAS DE CLÁUDIO HUMBERTO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Se bem entendi a deixa do Lukas, o Estado sionista recebe os dados captados por seus robôs aqui no pampa.
    A que ponto chegamos! Mas essa é a lógica de empresas dessa natureza, que são capazes de doar o equipamento pra ter acesso aos dados coletados.
    E ainda tem babaca aqui (incluída a RBS, que de babaca não tem nada) que saúda a instalação dessa empresa sionista no RS.

  2. Senhores:

    Sei do incidente desde que ele ocorreu. E foi isto, apenas um incidente. E resolvi não mencionar nada no meu twitter. A notícia da FAB está 100% correta. Como foram danos estruturais e não envolveu pessoas a FAB não deu maior alarido.Ah, este equipamento não é da FAB. Está apenas cedido e no fim das contas pertence a Israel, que “observa” de perto o seu uso… entenderam?

  3. Basta a BASM abrir os portoes e deixar que os jornais vejam AMBOS avioes, creio que a diferenca entre perda total e asa trincada seja facil de ver, ate para um leigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo