PartidosPolítica

ESTADO. Disputa interna racha o PMDB gaúcho. Alceu Moreira quer ser presidente. Mas a tendência é outra

Alceu Moreira, candidato. E o adversário?

Não deixa de ser curioso. Há apenas um candidato a presidente já confirmado. O deputado federal Alceu Moreira se coloca como pretendente ao principal cargo do PMDB gaúcho e contabiliza o apoio de pelo menos dois deputados federais, Darcísio Perondi e Osmar Terra, além de ter colocado, na chapa que lidera, nomes de prefeitos e outras lideranças municipais do Estado.

No entanto, e apesar disso, a tendência, segundo o editor apurou, junto a fontes partidárias, há boa chance de, não obstante esse apoio, Moreira “morrer na praia”. E, interessante, não há nome de candidato, “do outro lado”. Sabe-se, apenas, que a bancada estadual e também o deputado federal Eliseu Padilha, com outras lideranças importantes na sigla, articulam a partir da segunda chapa registrada para o Diretório Estadual.

Não se descarta, inclusive, de que esse grupo consiga convencer o atual presidente, Ibsen Pinheiro, a concorrer – com um efeito colateral significativo. Se isso ocorrer, o ex-deputado que preside o PMDB gaúcho estaria fora da disputa eleitoral de 2014. Que também é o pano de fundo do que acontecerá na convenção partidária marcada para o próximo sábado, em Porto Alegre.

Cezar Schirmer, por exemplo, que é membro nato no Diretório e, portanto, está incluído nas duas chapas em disputa, não abre seu voto. Mas deve fechar com os ditos históricos do partido, que incluiriam José Ivo Sartori, prefeito de Caxias do Sul, e Germano Rigotto, ex-governador. Ambos, por sinal, cotados para concorrer dentro de dois anos, um a senador, outro a governador. Qual? O futuro dirá. Ah, Schirmer, Sartori e Rigotto não estão com Moreira.

Sobre as duas posições internas no PMDB gaúcho, e outras informações a propósito do andamento da disputa que rachou o partido, acompanhe material produzido e originalmente publicado no jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Samir Oliveira. A foto é de Divulgação. A seguir

Duas chapas disputarão comando do PMDB gaúcho no dia 15

O PMDB do Rio Grande do Sul realiza, no dia 15, eleições para escolher o novo diretório estadual e a nova executiva da legenda. Esse processo definirá, também, quem irá comandar o partido pelo próximo biênio.

Há poucas semanas, dois nomes estavam postos na disputa pela presidência: o deputado federal Alceu Moreira e o deputado estadual Edson Brum. Entretanto, Brum acabou retirando sua candidatura para aderir a uma chapa liderada por parlamentares estaduais, que ainda não definiu quem será o candidato ao comando do PMDB.

Essa chapa, ainda sem nome, tenta aglutinar o maior número de forças possíveis e reúne, dentre seus integrantes, o deputado estadual e prefeito eleito de Gravataí Marco Alba, que disputou a presidência do partido em 2010.

Do outro lado, Alceu Moreira segue declaradamente candidato, apoiado por prefeitos e lideranças da bancada federal, como o deputado Osmar Terra. Embora o deputado já tenha, em outras duas ocasiões, desistido de pleitear o cargo, desta vez afirma que não retirará seu nome…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo