Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Já se fala em “politização” sobre o caso Kiss. É verdade? Ou só desvio de foco?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. Neste país, como sempre, muito se fala e pouco se faz. Tenho 58 anos, e desde o incendio do hotel Mallet, na pça da Alfandega, em 1962 ou 63, nunca vi uma corporação brigadista de incendio, seja estadual ou particular, preparada anteriormente para efetivo combate, seja pelos equipamentos ou psicológicamente. Participei no resgate no depósito Fulgor em 1971, no bairro navegantes, em 1973 no incendio das lojas Americanas, que foi n início da noite e enquanto ainda não se tinha comntrolado o foco principal, irrompeu no mercado público, sendo deslocadas algumas viaturas para lá. Trabaslho estraordinário das equipes, recolhendo as mangueiras como pudiam, ainda com água e entrando logo no local onde apenas parte da área central foi atingida. Em 1976, passava do meio-dia e irrompeu na sobre-loja, não dando chance para centenas de pessoas saírem e a escada margirus, não alcançando o TERRASSE das lojas RENNER. Os bombeiros, em atos heróicos, tentando resgatar as pessoas que ainda estavam vivas e não conseguiam por causa das aberturas em que os vidros eram 20X20cm fixados em cantoneiras de ferro. Sei que se algum ainda estiver vivo, dos bombeiros que subiram pela escada, até hoje tem seus pesadelos, pelas cenas vistas.
    Sempre digo, o ser humano nunca está preparado para um evento dramático, muito menos aparelhado, pois primeiro constrói o arranha-céu e após o primeiro incidente que falta material e que os fabricantes se dão conta de que mais uma vez falharam e quem construiu, pensa que será eterna sua obra, indestrutível como o TITANIC.
    Enquanto isso milhares de pessoas no mundo, ficam sofrendo a falta dos seus entes, POR FALTA DE IMAGINAÇÃO, DESCASO, GANÂNCIA, CORRUPÇAO, EM FIM, SEJA LÁ O NOME QUE SE DER, APENAS FAZENDO PESSOAS, NO MUNDO INTEIRO, RELEMBRANDO FATOS OCORRIDOS, COMO UM Sr QUE MORA EM ITAJAÍ, E SOBREVIVENTE DO JOELMA, OS PARENTES DAS PESSOAS QUE ESTAVAM NO BOLICHE EM BUENOS AIRES, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, ESTES QUE ENVIARAM NOTA ALÉM DE GRUPOS DA EUROPA, POIS TAMBÉM VIVENCIARAM O MESMO TIPO TRAGÉDIA.
    Fico a me indagar, quando acabarão estes massacres? Quando o ser humano vai se respeitar?
    Quando teremos um limpo de tanta sujeira, principalmente no âmbito político, se para limpar o Tâmisa, que era mais difícil, a Inglaterra conseguiu?
    E ao iniciar a verdadeira limpeza, não adianta varrer para baixo do tapete, pois não haverá tapete suficiente.
    SANTA MARIA, HOJE ESTAMOS DE LUTO NACIONAL, PARA NÃO DIZER INTERNACIONAL, AINDA, POR VOCES.

  2. O que destaca um ser humano são suas atitudes, e não somente por suas palavras.

    Domingo, em meio ao caos e comoção no CDM (onde fiz trabalho voluntário das 8 horas da manhã de domingo até a madrugada do dia seguinte) e Hospitais, vi centenas de pessoas trabalhando voluntária ou profissionalmente para atenuar a dor de vítimas e famílias.

    Tristemente, não lembro da presença de NENHUM dos “líderes” que esta semana organizam passeatas para pregar impeachment/deposição de Schirmer e Tarso.

  3. acho um absurdo aproveitar este momento para politicagem. Acho, porém, que é necessário uma postura firme por parte dos delegados. Até o momento temos visto que estão se posicionando muito bem na busca das provas necessárias.

  4. Políticos,são como jogadores de futebol,na derrota jamais assumem a responsabilidade,resvalam nas respostas e o pior colocam as culpas nos outros…..

  5. Oi Fritz. Tu endendeu a ideia que eu quis passar. Minha análise é restrita ao tema oportunismo político. Mas pra ser sincero, já foram mais de 230 penas de morte. Pensa nisso.

  6. CONCORDO plenamente com o Sr. “Dario”…por isso Copiei e Colei sua Manifestação em Meu Espaço “Democrático”… Abraços a Todos…
    Sejamos francos, o que precisamos exemplarmente é da destituição já tanto do prefeito como do governador, sem choros.

    É visível que todas as instâncias governamentais envolvidas e seus órgãos afiliados, juntamente com um grande número de colaboradores voluntários, foram exemplarmente eficientes nas horas pós-tragédia.

    A grande questão é a definição da responsabilidade dos agentes públicos ANTES e DURANTE a tragédia, o ANTES por motivos óbvios, prevenção tecnicamente correta e fiscalizada sempre salvou vidas.

    ANTES da tragédia, vimos um Corpo de Bombeiros e uma Prefeitura INEFICIENTES nas suas ações.

    DURANTE a tragédia, vimos um Corpo de Bombeiros ineficiente na ação de resgate, por falta de efetivo e instrumentos, que precisou da ajuda dos jovens que já tinham saído da boate, jovens que estavam libertos da prisão incendiária, mas que foram liberados pelos Bombeiros para voltarem ao interior do prédio para ajudarem no resgate, SEM PROTEÇÃO NEM OXIGÊNIO, e por isso VÁRIOS DELES MORRERAM. Aliás, o oxigênio acabou para os próprios bombeiros antes do tempo necessário.

    Ou seja, quem é o responsável por oferecer equipamentos e efetivos à altura do grande encargo do Corpo de Bombeiros? Não é o Estado? E quem governa o Estado? E se o incêndio fosse num prédio de vários andares? Assusta-nos que nossa corporação esteja tão carente de equipamentos.

    Concluindo:

    A responsabilidade maior da prefeitura cabe ao Sr. Cezar Schirmer.

    A responsabilidade maior do Corpo de Bombeiros cabe ao Sr. Tarso Genro.

    Solicita-se, então, encarecidamente à Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e à Câmara de Vereadores de Santa Maria a IMEDIATA DESTITUIÇÃO dos governantes dos respectivos cargos. JÁ!!!

    Entenderam? JÁ!

    Se o Sr. Tarso Genro, desde domingo, arauta pela imprensa da necessidade de se dar uma conduta exemplar para o caso, está convidado a fazer parte da punição exemplar, renunciando por sua incompetência na gestão do Corpo de Bombeiros, antes mesmo da destituição.

    Mais um motivo para tirá-los dos cargos: precisamos de uma investigação isenta dos poderes do governador e do prefeito de influenciarem seus comandos para se protegerem da responsabilidade.

    DESTITUIÇÃO JÁ DE SCHIRMER E TARSO

  7. Os velhos urubus de plantão, que só se ocupam em criticar e acusar… Só isso… Quem ajudou ou sentiu na pele essa tragédia não tem coragem e nem condições, se quer de pensar em tirar proveito político de alguma maneira… Mas do sofá é fácil criticar, apontar e julgar.. Que coisa mais nojenta…

  8. A politíca, é o melhor meio de se entender qualquer assunto, por isso venho mostrar a minha indignação com algumas pessoas que acham que o prefeito e o governador são os culpados, se há algum culpado são os proprietários da boate kiss, por que eles estavam assumindo o risco de acontecer alguma tragédia que infelizmente ocorreu, se antes a prefeitura tivesse fechado os bares as boates o prefeito era ruim por que queria acabar com as festas, mas isso não vem o caso. temos que achar quem realmente é o culpado, que liberou a banda acender os fogos, obvio que ninguém tinha a intenção de tragédia, mas temos que cobrar da policia civil que o inquérito seja da forma mais clara,e que aponte os reais culpados, não adianta protestos políticos, schirmer e tarso os senhores não são culpados, a população tem que absorver as informações não se deixar levar por manifestações com intuito político e de pessoas que querem se aproveitar, da ocasião.

  9. Pena de morte para os boateiros? Poxa, e para os responsáveis pelas 235 mortes, o que seria então? Duas penas de morte?

  10. Sejamos francos, o que precisamos exemplarmente é da destituição já tanto do prefeito como do governador, sem choros.

    É visível que todas as instâncias governamentais envolvidas e seus órgãos afiliados, juntamente com um grande número de colaboradores voluntários, foram exemplarmente eficientes nas horas pós-tragédia.

    A grande questão é a definição da responsabilidade dos agentes públicos ANTES e DURANTE a tragédia, o ANTES por motivos óbvios, prevenção tecnicamente correta e fiscalizada sempre salvou vidas.

    ANTES da tragédia, vimos um Corpo de Bombeiros e uma Prefeitura INEFICIENTES nas suas ações.

    DURANTE a tragédia, vimos um Corpo de Bombeiros ineficiente na ação de resgate, por falta de efetivo e instrumentos, que precisou da ajuda dos jovens que já tinham saído da boate, jovens que estavam libertos da prisão incendiária, mas que foram liberados pelos Bombeiros para voltarem ao interior do prédio para ajudarem no resgate, SEM PROTEÇÃO NEM OXIGÊNIO, e por isso VÁRIOS DELES MORRERAM. Aliás, o oxigênio acabou para os próprios bombeiros antes do tempo necessário.

    Ou seja, quem é o responsável por oferecer equipamentos e efetivos à altura do grande encargo do Corpo de Bombeiros? Não é o Estado? E quem governa o Estado? E se o incêndio fosse num prédio de vários andares? Assusta-nos que nossa corporação esteja tão carente de equipamentos.

    Concluindo:

    A responsabilidade maior da prefeitura cabe ao Sr. Cezar Schirmer.

    A responsabilidade maior do Corpo de Bombeiros cabe ao Sr. Tarso Genro.

    Solicita-se, então, encarecidamente à Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e à Câmara de Vereadores de Santa Maria a IMEDIATA DESTITUIÇÃO dos governantes dos respectivos cargos. JÁ!!!

    Entenderam? JÁ!

    Se o Sr. Tarso Genro, desde domingo, arauta pela imprensa da necessidade de se dar uma conduta exemplar para o caso, está convidado a fazer parte da punição exemplar, renunciando por sua incompetência na gestão do Corpo de Bombeiros, antes mesmo da destituição.

    Mais um motivo para tirá-los dos cargos: precisamos de uma investigação isenta dos poderes do governador e do prefeito de influenciarem seus comandos para se protegerem da responsabilidade.

    DESTITUIÇÃO JÁ DE SCHIRMER E TARSO!

  11. Só uma palavra: NOJO! Quem explora isso deveria ser condenado à pena de morte. Inventores de boatos, ou politizadores. Sei que tu, Claudemir, és contra a pena capital. Mas não se trata de seres humanos.

  12. Bobagem. É claro que tem gente que critica por politicagem, mas também é claro que tem gente que se defende de qualquer crítica tentando classificá-la como politiqueira. Isso não é importante no momento. O importante é que as instâncias investigativas estão blindadas neste aspecto e produzirão um resultado que aí sim terá consequências políticas inevitáveis.

  13. A politização do fato ocorre quando uns tentam tirar os seus da reta para poder tocar no do outro. Só se esquecem que aqui são adversários, ali adiante são “companheiros”. E assim caminha a humanidade…

  14. Os puliticos não da para aguentar já querem usar a tragedia para se promover que que fazer manzoleu para eles que não fizeram a parte dele defiscalizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo