Artigos

A tragédia anunciada… E que poderia ter sido evitada – por Carlos Costabeber

Essa foi a pior semana da história de Santa Maria, e a madrugada fatídica do dia 27 de janeiro marcará para sempre a vida de todos nós.

Está sendo MUITO DOLORIDO !

E a dor é ainda maior, ao se saber que foi uma TRAGÉDIA ANUNCIADA. Uma tragédia QUE PODERIA TER SIDO EVITADA.

Claro, o que aqui aconteceu poderia ter ocorrido em qualquer cidade do Brasil, porque a NEGLIGÊNCIA, o  DESCASO, a IMPUNIDADE, a GANÂNCIA POR DINHEIRO e a INCOMPETÊNCIA estão presentes em todo o país.

Pagamos caro, muito caro, mas vamos servir de referência para o mundo todo. Estejam certos de que o segmento de casas noturnas entrará em decadência em escala global. É inevitável !

Mas em meio a tanta dor, restou um consolo: SANTA MARIA DEU UM DUPLO EXEMPLO: um exemplo de SOLIDARIEDADE, e um exemplo de GESTÃO DE CRISE.

Certamente, se a tragédia tivesse ocorrido em outra cidade brasileira, as consequências poderiam ter sido ainda maiores. Basta ver a manchete da Folha de São Paulo de ontem que diz: “Heroismo mobiliza 5.000 voluntários em Santa Maria”. Realmente esse verdadeiro exército deu um exemplo para o mundo, agilizando procedimentos e confortando os familiares das vitimas.

E a nossa ESTRUTURA DE SAÚDE suportou com galhardia uma situação extrema, envolvendo o risco de centenas de vidas humanas, todas tendo de ser atendidas de forma simultânea. E com limitações de equipamentos e de medicação de última geração.

Essa pronta atitude deixou impressionadas as autoridades do Ministério da Saúde que acorreram para Santa Maria, e a grande imprensa brasileira que veio cobrir a tragédia. Em nome dos gaúchos, deixo um abraço agradecido aos médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que se transformaram em verdadeiros HERÓIS.

Também pesou muito a existência de uma grande estrutura das Forças Armadas na cidade. Acompanhei de perto o trabalho dos militares do Exército e da FAB, que assumiram essa verdadeira missão de guerra, estando presentes em todas as frentes. Também ali encontramos muitos heróis anônimos, que durante 48 horas ininterruptas se ombrearam aos demais voluntários.

Igualmente fiquei confortado com uma extensa matéria publicada no jornal “Valor Econômico” de São Paulo, que entre outras, trouxe um artigo assinado pelo jornalista  Paulo Totti com o seguinte título: “UMA CIDADE MUITO ALÉM DO SEU TAMANHO”.

Como vocês poderão ler,  no final do texto o profissional de SP afirma o seguinte: “No domingo, Santa Maria viveu seu 11 de setembro. Enlutada, mas orgulhosa, vai se recuperar”.

Por fim, um recado aos culpados por essa tragédia: nós, santa-marienses, não descansaremos enquanto não se fizer JUSTIÇA.

CONFIRA ABAIXO A REPORTAGEM DO JORNAL VALOR:

AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo