Câmara de VereadoresPrefeituraSanta MariaTragédia

E AGORA? CPI da Kiss terá que lidar com o fato de o presidente da Casa e o prefeito terem sido apontados

A presidente da CPI da Kiss, na Câmara de Vereadores, a peemedebista Maria de Lourdes Castro, em entrevista publicada no final de semana pela versão online do Diário de Santa Maria, declarou sua “estranheza” diante do fato de o governador Tarso Genro não ter sido citado pelo inquérito policial.

Também disse que a “rapidez” do inquérito pode trazer “problemas para o futuro”. Antecipou também a dificuldade dos trabalhos nesta semana, “em função do feriado”. Se bem que, cá entre nós, há quatro dias úteis antes da sexta-feira santa. E também se poderia dizer que não é proibido trabalhar em feriado. Não seria a primeira CPI a fazer isso.

Mas tudo isso, de todo modo, é irrelevante, no momento. Muito maior é o problema político, do ponto de vista dos vereadores, todos governistas, que fazem parte da comissão. A vereadora, na opinião claudemiriana, ao FALAR  ao DSM, o fez menos como integrante de uma CPI (que não pode, em princípio, pré-julgar) e muito mais alinhada à linha de pensamento dos que não gostaram do resultado do inquérito, especialmente o prefeito Cezar Schirmer, também peemedebista.

Não é grande pecado. Afinal, é o principal líder da vereadora. No entanto, antecipa um grande dilema para uma comissão que faz o possível e o impossível (no discurso) para dizer que não é “chapa branca” e nem “do abafa”.

Na sexta-feira, conforme MATERIAL  da assessoria de imprensa do Legislativo, integrantes da CPI anunciavam que aguardariam a “entrega do relatório da investigação policial… para marcar as próximas convocações para as oitivas”.

Bueno, o relatório foi entregue. E, nele, são citados, além do prefeito, também dois secretários de município (um deles, Miguel Passini, até já foi ouvido na CPI – o ou tro é Luiz Alberto Carvalho Júnior) e o próprio presidente da Câmara, Marcelo Bisogno.

Agora, sim, será possível aferir o que quer a CPI da Kiss, na Câmara de Vereadores. Ou não?

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. essa cpi farsante não pensa nas vítimas e nem nas famílias // e essa vereadora não lembra nunca disso / só lembra de defender seu chefe / ela e a cpi são uma vergonha // lembrem das famílias e das vítimas, por favor //

  2. É uma vergonha a CPI da Farsa e a vereadora Maria de Lurdes mostra um desrespeito pelas vitimas assim como o Prefeito Schirmer mostrou pelo Delegado Arigone.

  3. Não consigo entender as postagens neste site claudemiriano. Se o Prefeito Schirmer é responsável pela nomeação dos seus cargos, o Governador Farso Genro não é? Se o delegado Marcelo Arigoni podia fazer suas declarações e postar no face e na imprensa observações das mais variadas, a vereadora não pode? Me parece ddois pesos e duas medidas. Coerencia ~e sempre bom, antes de emitir comentario.

  4. Sem ser contra este ou a favor daquele. O relatório final da Polícia Civil, página 77, tiraria (segundo Marcelo Arigony em entrevista) qualquer dúvida de porque o chefe do executivo municipal foi indiciado e o estadual não foi. Leiam>

    “Em contrário a suas alegações, quanto à Boate KISS, não
    pode o Prefeito Municipal alegar desconhecimento fático da situação
    irregular. Nesse sentido imperioso salientar que em 09/09/11, nos
    autos do Inquérito Civil do Ministério Público – que apurava
    irregularidades na boate – foi oficiado pelo Promotor Público ao Corpo
    de Bombeiros e ao Prefeito Municipal, solicitando o alvará de
    funcionamento e a licença de operação da BOATE.
    Em resposta a esse ofício, a Prefeitura Municipal, junta a
    licença de operação, respondendo que estava vencida desde 04/03/11.
    Diante de tais dados, indiscutivelmente, conclui-se que o Senhor
    Prefeito Municipal tinha conhecimento dos problemas de
    licenciamento da boate.”

    Dedução Rogeriana: Alguém da prefeitura respondeu ao MP de que havia irregularidades (alvarás vencidos) e não foi tomada providência alguma. Isto lá em 2011.
    A senhora Maria de Lourdes Castro vai ter um trabalho hercúleo para ignorar este fato.

  5. Essa CPI é falsa, se o senhor prefeito não é responsável direto é indireto, pelo menos por omissão. Nomear servidores, ccs não é somente dar carguinhos para os aliados é preciso saber quem colocar e com que propóstio. Tomou de surpresa?

  6. Tarso já havia me aprontado uma quando me fez achar Jair Bolsonaro normal, agora me fazer concordar com a Vereadora Maria de Lourdes já é “sacanagem”… como diria o personagem do caceta e planeta – “assim não dá, assim não pode”

  7. A CPI DA BOATE KISS NA CAMARA DE VEREADORES DE SANTA MARIA.
    “É como colocar a raposa cuidando do galinheiro”
    Os Vereadores da situação da Câmara de Santa Maria, com essa CPI descriteriosa, e suspeita, com certeza, perderam uma grande oportunidade para resgatar a credibilidade dos parlamentares perante a sociedade santa-mariense porque não dizer brasileira, que se encontra tão desgastada, o que é péssimo para a democracia.
    Para deixar bem esclarecido a suspeição mencionada.
    A suspeição, em lei, impede juízes, promotores, advogados, ou qualquer outro auxiliar da justiça, de funcionar em determinado processo, no caso de haver dúvida quanto à imparcialidade e independência com que devem atuar. Quem vai julgar uma causa, quando uma das partes é próxima, a imparcialidade do processo fica comprometida, ocorre então à suspeição do processo, tendo que ser dirigido pra um juiz substituto.
    – Este é o caso dos membros da CPI da Boate Kiss, eles não tem a credibilidade necessária que a sociedade exige!
    Nas próximas eleições nós vamos lembra-los disso!

  8. As declarações da “vereadora” Maria de Lourdes confirmam que a CPI presidida por esta senhora é uma farsa.
    Até as pedras da cidade sabem disto.
    Suas declarações demonstram falta de respeito com a inteligência dos pais das vítimas, com os amigos é parentes e portanto não merecem o respeito.
    Que falta de seriedade.

  9. Mas não entendo essa insistência de colocar uma parte da culpa da omissão municipal no governo do estado. E se é pra dizer que é coerente, ético e correto, porque não chamar uma certa governadora, uma vez que a boate foi inaugurada durante seu mandato?

  10. Tá.. alguém me mostra no inquérito onde tem qualquer apontamento, indicio, vírgula, etc… que sugira a necessidade de Chamar o governador?
    Do Alcaide tem de sobra..
    O argumento de que se indiciou o prefeito tem que indiciar o governador não para em pé!

  11. que ele chame o Tarso Genro, mas nao deixe de chamar o Schirmer… que ela “corrija” o trabalho da Policia Civil…
    Ao menos o problema nao è a presença de Schirmer e sia a falta de Genro.

  12. Não tem jeito. A responsabilidade de avaliar o apontamento por improbidade administrativa do Prefeito Cezar Schirmer será da Câmara de Vereadores. O inquérito chegará na CPI e é desta comissão que Santa Maria deverá cobrar um trabalho independente, sério e responsável. Não pode ser tolerado um tratamento superficial da situação, oitivas sem um preparo prévio, sem a qualificação dos depoentes (investigado ou testemunha). A situação é impar e desta forma tem que ser tratada daqui por diante.

    Creio que o primeiro depoente desta fase pós-inquérito deva ser o delegado responsável pelo inquérito. Ele poderá esclarecer qualquer questão do inquérito e, desta forma, auxiliar os componentes da CPI no trabalho futuro.

    Queremos justiça e a forma de exigirmos isso não é pedindo o afastamento imediato de qualquer agente público, é sim, aumentando a vigilância sobre as instâncias que ainda tem que investigar o fato e os responsabilizados pelo inquérito policial.

    Pelo aumento das sessões da CPI da CMVSM de UMA para no mínimo DUAS sessões por semana; e para que o próximo convidado a depor seja o Delegado responsável pelo inquérito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo