EstadoPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

SALDOS. Afastado comandante dos bombeiros em SM. E dois secretários municipais a caminho da saída

Não havia decorrido duas horas da DIVULGAÇÃO  do relatório do inquérito policial que apurou causas e responsabilidades pela tragédia da boate Kiss e as primeiras consequências de natureza político/administrativa surgiam no horizonte.

E o editor nem está se referindo às manifestações do prefeito Cezar Schirmer, que CONSIDEROU  “aberração jurídica” e “tomado de razões políticas” o inquérito conduzido por cinco delegados e quase 30 policiais civis e que o apontou para análise do Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado, por homicídio culposo e improbidade administrativa. Não, isso é apenas um discurso – que tem sua importância, claro. Mas duas questões objetivas eram respondidas.

1) O governador Tarso Genro, em entrevista VEICULADA pela Rádio Gaúcha, confirmou o afastamento do comandante do  4º Comando Regional do Bombeiros de Santa Maria, tenente-coronel Moisés Fuchs. Disse que não significava condenação prévia; apenas não considerava “adequado” que um oficial indiciado permaneça no comando.

2) O prefeito Cezar Schirmer, na sua manifestação, ainda que não tenha ficado exatamente claro a este editor, e conforme nota aqui publicada, originalmente produzida pelo portal Bei, dava conta de conversa tida com os secretários (ambos indiciados) Miguel Passini (Controle e Mobilidade Urbana) e Luiz Alberto Carvalho Júnior (Proteção Ambiental), em que ambos colocaram seus cargos à disposição e ele aceitara – ressalvando que os considera “homens éticos e corretos até que se prove o contrário”.

RESUMINDO: O Comando Geral da Brigada Militar terá que nomear outro comandante dos Bombeiros em Santa Maria e Cezar Schirmer, não obstante as óbvias dificuldades políticas, terá que nomear dois novos secretários. Ou promover os adjuntos de cada uma das pastas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Vou dar uma linha. Secretario de orteção Ambiental não tece fidelidade partidária em 2012. Pode estar saindo para poder se defender com mais tranquilidade. O “tucano” poderá abrir o bico para se isentar, quem sabe seja desde estas saídas que se descobrirá algumas pressões desde cima.
    Imagino a situação destes dois secretàrios estarem citados e o Bisogno de lombo liso… vao abrir o bico, já se comenta, longe do governo poderão soltar o verbo.

  2. Precisou a Policía indiciar secretarios para o prefeito mexer na sua equipe que ate agora em nada mudou em relacao ao primeiro governo. Se os secretarios colocaram os cargos à disposicao, o mesmo nao deveria fazer o chefe deles?

  3. Segundo Zero Hora de hoje, Santa Maria não tem secretários, tem capatazes.
    Esta é a mídia de hoje, noticia, comenta e valora. Respeito é coisa do passado.

  4. Jaci, pelo que me consta a Secretaria de Mobilidade Urbana é a responsável pela fiscalização, a Secretaria de Finanças (através do servidor responsável) a responsável pela emissão de alvará e a Secretaria de Proteção Ambiental deveria (veja, o verbo é DEVER e não PODER)também ter fiscalizado, como o Secretário não ordenou que isso fosse feito – baita novidade – teve que ser indiciado – e corretamente ao meu ver ( no caso do Secretário de Proteção Ambiental e do Secretário de Mob. Urbana a lógica utilizada foi a mesma daquela tratada o Ten Coronel Fuchs, a qual baseou-se no fato de que estes três possuíam poder de comando e chefia, assim sendo DEVERIAM ter “MANDADO” seus subordinados fazer as vistorias.
    O Prefeito Schirmer foi “indiciado” (o termo correto não é esse) pelo fato de que ficou claro no IP que o mesmo possuía conhecimento sobre o fato, e/ou que ele DEVERIA tb ter ordenado fiscalização, acredito que seja mais ou menos por aí.
    Queridos, o fato é que havia sim ligação entre Secret. de mob Urb./Schirmer/Proteção Amb. com os proprietários da empresa em questão e que ocorreu vista grossa por parte de algumas pessoas da administração Municipal, o que NÃO HOUVE OU NÃO FICOU EVIDENCIADO COM OS BOMBEIROS E GOVERNO DO ESTADO.
    Perceba-se: os Bombeiros indiciados os foram por fraude, ou pelo fato do acontecido na hora do sinistro – o que até nem concordo, mas…
    abraço

  5. Fico pensando nestes secretário: um herda uma Kiss com problemas, na origem e renovações. Meses depois de assumir a tragédia.
    O outro esteve na fogueira do pròprio partido, podia (devia) ter saìdo e apoiou este governo.
    Só não entendo porque a falta de licença de meio ambiente leva o secretario e o de SAÜDE, cujo Alvará Sanitário esteve vencido sai de lombo liso.
    Isto do meio ambiente ninguem sabia, acho que neste site nunca foi comentado. Já o SANITÁRIO (de Saúde) foi foco de debates.
    O FAMOSO OK ao lado da data vencida. Aí acho outra falha, porque na vistoria de 29 de abril de 2012 os FISCAIS (três) não listaram a data e exigëncia de alvará de meio ambiente? Outra falha….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo