AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEducaçãoEleições 2014JudiciárioPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaTrabalhoTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Menos deputados, Câmara, enfermagem, Ricardo Jobim, Fuzileiros Navais, arte…

* Aprovado nesta terça, pela Câmara de Vereadores, falta apenas a sanção do prefeito Cezar Schirmer para virar lei o projeto do tucano Admar Pozzobom.

* Assim, o 27 de janeiro passa a constar do calendário oficial do município como o “Dia em Memória das Vítimas da Tragédia da Boate Kiss”.

* Outras proposições, moções e requerimentos incluídos, foram aprovadas na reunião ordinária do parlamento da comuna. Para saber o quê, clique AQUI.

Pimenta, na audiência pública, com Valdeci e Luciano Guerra (foto Tiago Machado/divulgação)
Pimenta, na audiência pública, com Valdeci e Luciano Guerra (foto Tiago Machado/divulgação)

* Cerca de 10 mil profissionais da enfermagem de todo o país foram a Brasília, nesta terça (9), participar de um ato nacional em defesa da jornada de trabalho de 30 Horas para a categoria.

* Delegações de Santa Maria e da região participaram. Os deputados Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta e o vereador Luciano Guerra acompanharam e reafirmaram apoio à causa. 

* Depois de realizarem uma passeata pela Praça dos Três Poderes na capital federal, os trabalhadores lotaram o auditório Nereu Ramos do Congresso Nacional para acompanhar uma audiência pública sobre o tema.

* Lá,  Pimenta, ao lado de Valdeci e Guerra, disse que a mobilização no RS é exemplar e exaltou o trabalho da Frente Parlamentar, coordenada por Valdeci há dois anos.

* “É uma luta justa e uma luta pela defesa da vida. Contem permanentemente com nosso apoio”, enfatizou Pimenta.

* O Rio Grande terá um deputado federal a menos, a partir de 2015. Nesta terça, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou a redefinição do número de parlamentares por Estado.

* Com a nova composição, os gauchos elegerão 30 integrantes da Câmara dos Deputados, ante os 31 de hoje. Resumindo: vai aumentar a disputa.

Socialistas de Santa Maria foram à segunda festa do cinquentenário de Beto (foto Divulgação)
Socialistas de Santa Maria foram à segunda festa do cinquentenário de Beto (foto Divulgação)

* Se bem que um, provavelmente, não concorrerá. Beto Albuquerque, do PSB, deve ser candidato ao Senado ou ao Governo do Estado.

* De alguma maneira, terá que dar palanque ao possível candidato presidencal, Eduardo Campos. Por enquanto, tudo ok. Até dá pra comemorar 50 anos duas vezes, como você já leu aqui.

* Ah, a propósito, no festerê de segunda (e não terça, como a Luneta Eletrônica informou equivocadamente na madrugada passada) houve a presença de santa-marienses.

* Segundo nota da executiva do PSB/SM, mais de 2 mil pessoas estiveram na atividade promovida pela direção estadual – inclusive a deputada l Manuela d’Ávila (PCdoB), senadora Ana Amélia Lemos (PP) e o prefeito da capital. José Fortunatti (PDT).

* Vem aí a Jornada Internacional de Política e Direito de Santa Maria, que tem o apoio deste sítio. Eduardo Leite, Prefeito de Pelotas, já confirmou sua presença no evento, em maio.

* Ainda na área juridica, informação importante e que, por que não, orgulha o sítio. Um de seus parceiros, o advogado Ricardo Jobim (também dirigente do Bei, do qual esta página é associada) fez palestra na noite passada em São Paulo.

* Jobim foi o expositor no Painel “Negociação e Treinamento para Advogados”, promoção da Associação dos Advogados de São Paulo e da Escola Superior de Advocacia do RS.

* No evento, o advogado militante e diretor técnico da Cacism, além de professor do curso de extensão universittária da Ulbra, entre outras autividades, falou para cerca de 500 advogados de dezenas de comunas brasileiras.

Fuzileiros Navais: banda marcial se apresenta em homenagem às vítimas de 27 de janeiro
Fuzileiros Navais: banda marcial se apresenta em homenagem às vítimas de 27 de janeiro

*  Noventa músicos e um coro de 25 vozes. É a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, que está em Santa Maria nesta quarta-feira.

* São três apresentações. A primeira, às 8 da manhã, na Praça Saldanha Marinho, será antecedida de um toque de silêncio, em homenagem às vítimas da tragédia de 27 de janeiro.

* As outras duas acontecem à 1 e meia da tarde, na frente do Planetário, no campus da UFSM, e às 7 e meia danoite,na Avenida Liberdade, em frente ao Regimento Mallet.

* Na tarde desta terça, no auditório do Centro Administrativo Municipal, foi realizada uma reunião administrativo-pedagógica com os coordenadores dos anos finais (do 6º ao 9º ano) da Rede Municipal de Ensino.

Reunião pedagógica com coordenadores da rede municipal (foto Pâmela Rubin MatgE/CCS.PM)
Reunião pedagógica com coordenadores da rede municipal (foto Pâmela Rubin MatgE/CCS.PM)

* O encontro foi promovido pela da secretaria municipal da Educação (Smed) e ministrado pela superintendente Pedagógica, Gisele Bauer.

*  A Câmara abre espaço para a exposição da artista plástica Eliane Colpo (Neka), a partir desta quarta, 10 de abril. A mostra contém telas em óleo e acrílico, com temas variados.

* As obras estão na Sala Eduardo Trevisan, no hall, e podem ser vistos de segunda a sexta, das 8 da manhã ao meio dia e da 1 e meia às 5 e meia da tarde – até 30 de abril. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo