Câmara de VereadoresCulturaEducaçãoHistóriaPartidosPolíticaPrefeitura

LUNETA ELETRÔNICA. Presidente da OAB, Frentes na Câmara, reforma do CAM, Romeu Beltrão, Unifra…

* Em solenidade às 11 da manhã, na Câmara de Vereadores, assume a nova diretoria e os conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção Santa Maria.

Péricles Costa, eleito no fim de 2012, assume a presidência da OAB/SM (foto Feicebuqui)
Péricles Costa, eleito no fim de 2012, assume a presidência da OAB/SM (foto Feicebuqui)

* O presidente é Péricles Lamartine Palma da Costa. O vice é Alessandro Ramos, com Francine Feversani na secretaria geral, Dirce Trevisan na secretaria geral adjunta e Marcelo Lugo na tesouraria.

* Já nesta sexta-feira, acontece a posse da OAB Regional, que abrange Agudo, Faxinal do Soturno e Restinga Seca. Lá, o presidente é Ditmar Strahl.

* Formado na UFSM no início dos anos 80, Strahl será empossado em solenidade marcada para as 7 e meia da noite, no Salão Azul da Sociedade Centenário, em Agudo.

* Vem aí duas novas frentes interparlamentares na Câmara de Vereadores. Ambas propostas pelo petista Luciano Guerra.

* Uma “em defesa das 30 horas para a Enfermagem”; outra “em defesa do interior de Santa Maria”. Curiosidade: ambas foram liberadas para tramitar pela Comissão de Constituição e Justiça, com parecer contrário da Procuradoria da casa.

* Excetuados essas propostas (pela circunstância citada) e nada mais há de relevante para o conjunto da comunidade, na Ordem do Dia disponível no Boletim Legislativo 17/2013.

* Só uma empresa está concorrendo, na licitação que vai definir a responsável pela reforma do Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggeti – que o povo apelidou Bombril.

* Trata-se de Heinstein Construções Ltda, de Lavras do Sul. Agora, a proposta financeira será analisada e julgada pela comissão de licitações e setor técnico do Escritório da Cidade.

* O prazo para a entrega da obra é de seis meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora. A reforma será custeada com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura.

* Você conhece o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)? Nem o editor. Mas a sigla liderada por Levy Fidélix tem uma grande oportunidade para se mostrar.

* O PRTB ocupa, nesta quinta-feira, espaço noturno de cinco minutos na mídia eletrônica nacional. No radio a partir das 8, e na televisão às 8 e meia.

* Segundo material da assessoria de imprensa da Prefeitura, a Feira do Livro (que acontece entre 27 de abril e 12 de maio) deve ter superada a marca de lançamentos inscritos.

* Ano passado foram 112 publicações. Até o final da tarde passada já eram 86 inscrições. E o prazo vai até sexta, dia 20.

Romeu Beltrão: a obra relançada em terceira edição é uma verdadeira referência histórica
Romeu Beltrão: a obra relançada em terceira edição é uma verdadeira referência histórica

* Entre os lançamentos confirmados está a reedição do livro “Cronologia Histórica da Cidade de Santa Maria e do Extinto Município de São Martinho – III Edição”.

* O autor é o já falecido Romeu Beltrão, historiador, médico, palentólogo e botânico. A obra é considerada, hoje, imprescindível aos pesquisadores históricos.

* A primeira edição do livro foi lançada em 1958, pela Editora Pallotti; a segunda edição em 1979, pela Editora La Salle; sendo, agora, reorganizada pela Editora da UFSM.

* A edição refeita conta com mais informações e documentos disponibilizados pela família de Romeu Beltrão, que foi o Homenageado da Feira do Livre de 2012.

* Uma curiosidade: o livro de Beltrão é utilizado pelo editor na seção “Isso é história”, publicada na coluna Observatório, de A Razão, e reproduzida no sítio, aos sábados.

* Começa nesta quinta, 18 de abril, e segue até 3 de maio a Exposição Comemorativa aos 58 anos do Centro Universitário Franciscano/Unifra.

* Durante a abertura da mostra as professoras Célia Helena de Pelegrini Della Méa e Dirce Stein Backes farão uma palestra sobre a história da FIC e da FACEM. 

* O encontro acontece no Salão Acústico do Prédio 16, no Conjunto III, a partir das 6 da tarde.

Serão expostos, entre outros itens, objetos pessoais da Irmã Felicidade e da Irmã Consuelo, idealizadoras da instituição.

* Mas há muito mais, tudo devidamente passando pelo crivo da curadora Salette Mafalda Marchi e da historiadora Franciele Roveda Maffi. Vale conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. é.. curiosidade nem tão curiosa assim.. afinal o procurador é presidente do PMDB! Sou a favor de concurso público para o cargo, só assim qualquer parecer estaria livre de vinculo partidario.

    Um presidente de partido ter um cargo tao importante na casa soa até como brincadeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo