Câmara de VereadoresPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

POLÍTICA. Livre de riscos imediatos, Schirmer sorri. Agora, o que falta mesmo é comandar a ‘ordem unida’

Daqui a pouco, às 9 da manhã, são aguardados para depor na CPI da Kiss, na Câmara, os bombeiros Gerson Rosa Pereira (major), Renan Severo Berleze (sargento), Gilson Martins Dias e Vagner Guimrães Coelho. Mais tarde, às 2, devem ir ao parlamento o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto de Carvalho Júnior, o fiscal municipal Marcus Vinicius Biermann e o presidente da Cacism (e ex-presidente do Funrebom), Luiz Fernando Pacheco.

Ninguém, mas ninguém meeeeesmo, acredita que quaisquer dos ouvidos poderão criar algum constrangimento para o prefeito municipal Cezar Schirmer. Não é impossível, inclusive, embora também improvável, que sobrem críticas ao governador Tarso Genro. Mas Schirmer está liberado – afinal, ninguém pensa que uma CPI que responde às orientações diretas do prefeito vai criar problemas para ele.

Dito isto, que, por mais que o discurso possa ser diferente, é a expressão rigorosa da realidade, o comandante do Palacete da SUCV pode ficar tranquilo, em relação ao seu futuro político próximo – mesmo com eventuais desconfortos jurídicos, que demandarão um tempo superior ao mandato dele.

Tudo isso somado é motivo pra lá de suficiente para o prefeito voltar a sorrir. No final de semana, por exemplo, foi visto no Calçadão, com certeza para um teste de popularidade – que restou aprovado, segundo todos os que o sítio ouviu, no final da manhã sabatina. Então, o que falta? Não é pouca coisa. Schirmer tem que organizar o seu governo. Que, na palavra de um integrante do primeiro escalão (daqueles que não deve sair, numa eventual reforma administrativa), está “uma bagunça. Ninguém se entende. Estão batendo cabeça, à espera de uma orientação mais clara” – numa tradução livre claudemiriana da conversa mantida na tarde de sexta-feira.

A ser verdadeira a afirmação – e os indícios (o tal “domínio do fato”) são eloquentes nesse sentido, o jeito é tomar emprestada uma expressão militar. Está mais que na hora, aliás talvez já tenha até passado, de o prefeito dar o comando de ‘Ordem Unida’.

Para quem não sabe, recorremos à gloriosa WIKIPEDIA:

ordem unida é uma das atividades militares, onde são treinadas as marchas militares e desfiles cívicos. Ao conjunto harmonioso, cadenciado e equilibrado dos movimentos de marcha, dá-se o nome de ordem unida.

E mais:

Os comandos de ordem unida, são dados pelo oficial, graduado ou o mais antigo presente à frente do grupo, em tom firme, enérgico e que inspire respeito à figura da autoridade presente. Eles podem ser dados por corneta ou clarim, apito, gestos ou pela voz de comando.”

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: se Cezar Schirmer continuar a seguir as opiniões do grupo restrito de bajuladores que o cercam, inclusive em gabinetes importantes no próprio Palacete (na verdade, dizendo apenas o que ELE quer ouvir), terá muitas dificuldades para começar um governo que, em três meses, por conta de circunstâncias, uma delas completamente fora da sua influência, ainda não existe.

Está mais do que na hora de escapar desse círculo que já deu o que tinha que dar e que é alimentado por fofocas de todos os níveis. E  isso não é apenas este editor que fala, mas alguns que com Schirmer têm se reunido, fora da agenda, no ultimo mês. Mas a palavra final é do Prefeito, claro. Só que, depois, não vai adiantar se queixar. Nem Francisco o ouvirá.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Ja comentei, antes. O OSCAR de Marqueting, vai para a Prefeitura.
    Vamos fazer, isto e mais aquilo…Muuito BA-BLA-BLa
    Caso tivessem executado o Basico,não estariam nesta LAMA MOVEDIÇA..
    Falta .. tudo, orientação ,este ou aquele, caminho, e fundamental em equipe ; COMANDO, DETERMINAÇÃO..

  2. Legal a opinião dos especialistas em Direito Penal (advogado da associação, MP, Aury Lopes Junior, etc.), veiculada na Edição de final de semana do Diário de Santa Maria… Vale a pena dar uma conferida!

  3. Até os banheiros da administração municipal (que não são limpos regularmente por falta de licitação) já ouviram que existe comandos paralelos na prefeitura municipal. O chefe do executivo tem demonstrado apatia em comandar, por insegurança e/ou por estar muito mal assessorado, delegando as “primas donas” de suas secretarias, a gestão da comuna. Portanto, gostaria e torço muito que o prefeito faça uma gestão profissional e competente nesses três anos e meio que ainda lhe resta. Mas, penso ser difícil mudar o status quo dessa gestão estabelecida, pelos seus vínculos arraigados, perdendo todos uma oportunidade ímpar.

  4. Não exijam tanto de quem, mesmo antes do dia 27 de janeiro de 2013, já tinha dado mostra de quais eram os seus limites. Não esperem uma revolução anímica, sequer administrativa. Lembremos que todas as ditas “reformas administrativas” já realizadas pela administração atual não foram capazes de resolver um dos principais problemas para a cidade, a estrutura de fiscalização. Todos os mentores das reformas anteriores continuam lá. Não foram capazes de resolver o problema, deu no que deu, mas continuam lá.

  5. A cada dia mostra-se a finalidade desta CPI da farsa: contribuir para a injustiça e a impunidade.
    Se fosse verdadeiros líderes e não aproveitadores, e interessados simplesmente em si, os vereadores teriam passado a limpo a história da cidade.

    Se fossem verdadeiros líderes os vereadores buscariam a responsabilização pelo CRIME DA KISS.

    Portanto, ao não querer apurar o crime,os vereadores governistas, o prefeito, o vice-prefeito, seus CCs, os membros da CPI tornam-se CÚMPLICES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo