CidadaniaCinemaCulturaEleições 2014PartidosPolíticaPrefeitura

LUNETA ELETRÔNICA. Novidade no secretariado (?), os nomes do PP, reunião tucana, “Retratos da Vida”…

* O prefeito Cezar Schirmer aposta bastante, quando a reforma administrativa for aprovada pela Câmara, em novos nomes no secretariado.

* Dentre as pastas a ser criadas, a principal, para o Palacete da SUCV, é a do Desenvolvimento Econômico. Aparentemente, Schirmer busca um nome fora do circuito político.

* O prefeito Cezar Schirmer aposta bastante, quando a reforma administrativa for aprovada pela Câmara, em novos nomes no secretariado.

* Dentre as pastas a ser criadas, a principal, para o Palacete da SUCV, é a do Desenvolvimento Econômico. Aparentemente, Schirmer busca um nome fora do circuito político.

* Pelo menos duas fontes garantem que um dos que já foi convidado, e teria recusado, é o Superintendente da Agência de Desenvolvimento, Digo De Gregori.

* Antes, porém, de qualquer definição, a reforma tem que ser aprovada. Pode ser nesta semana. Mas é improvável. A não ser, claro, que haja um rito sumário na Câmara.

* Por ora, o que há é um pedido de vista de Werner Rempel, na Comissão de Constituição e Justiça. Após, ao menos outra comissão terá que aprova-lo, antes de o plenário decidir.

* Em tempo: como se previa, os incríveis erros formais do projeto, como este sítio INFORMOU, com exclusividade, acabaram sendo resolvidos sem que a proposta voltasse à Prefeitura.

* Como se previa, ainda não há consenso no PP para a escolha da nova Executiva, especialmente o presidente. Por isso, depois de eleger o Diretório, a questão foi transferida para a próxima terça.

* Esperam os pepistas resolver o enrosco antes das 7 da noite desse dia, quando acontece a reunião decisiva, no plenarinho da Câmara de Vereadores.

* Quatro nomes são citados como presidenciáveis: Erony Paniz, Marcelo Dalla Corte, Renor Beltrami e Mosar da Costa.  O editor tem um palpite: Dalla Corte será o escolhido. Mas, creia, é só um palpite.

Deputado Jorge Pozzobom falou aos participantes do seminário tucano, sábado (foto feicebuqui)
Deputado Jorge Pozzobom falou aos participantes do seminário tucano, sábado (foto feicebuqui)

* Aconteceu sábado, no Park Hotel Morotin, o seminário regional Trocando Experiências & Pensando o Futuro”, realizado pelo Instituto Teotonio Vilela e a Direção do PSDB/SM.

* As grandes estrelas do encontro de formação política, certamente pensando em 2014 e, por que não, 2016, foram o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, e o deputado estadual Jorge Pozzobom.

* Embora o prazo final seja meados de junho, já nesta segunda-feira a Comissão Especial da Assembleia sobre a atualização das leis preventivas de incêndio apresenta novidades.

* Você lerá em nota posterior, logo em seguida, mais detalhes. Mas o grupo realiza reunião no final da tarde desta segunda, no parlamento gaúcho. Entre os integrantes da Comissão está o santa-mariense Valdeci Oliveira.

Em Dilermando de Aguiar, a entrega de dois tratores mereceu solenidade (foto Tiago Machado)
Em Dilermando de Aguiar, a entrega de dois tratores mereceu solenidade (foto Tiago Machado)

* Os produtores rurais de Dilermando de Aguiar foram contemplados com a entrega de dois tratores novos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

* O ato ocorreu no sábado e contou com a presença do secretário da pasta, Ivar Pavan, do prefeito Jaime Lima, do líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira, e do diretor de Infraestrutura da SDR, Vilmar Galvão.

* Conforme Pavan, a entrega da patrulha agrícola faz parte da estratégia do governo do Estado de aumentar a produtividade das pequenas propriedades e evitar o êxodo rural.

* “Podem parecer ações pequenas para o conjunto do Estado, mas parcerias com essa incidem diretamente na melhoria das condições de vida dos agricultores familiares”, destacou Valdeci. 

* A prefeitura, via Gabinete da Primeira Dama, realiza mais uma edição da Campanha do Agasalho. E os primeiros resultados já podem ser percebidos.

* Nos dias iniciais da campanha lançada no meio da semana passada SIGNIFICARAM mais de mil agasalhos doados. E a distribuição acontece já nesta. Desde sexta-feira, a equipe de triagem trabalha na seleção do material.

* A Primeira Dama Fátima Schirmer diz que o apelo para que seja dada uma atenção especial às crianças, com roupas infantis e cobertores, está funcionando.

* “A população está mais consciente, pois recebemos apenas roupas de inverno, e muitas para crianças. Famílias já tinham nosso contato de campanhas anteriores, o que mostra o comprometimento de todos em amenizar inverno dos mais necessitados”, explicou.

* Abrem nesta segunda-feira, as inscrições para o 3º Salão Design de Superfície, promovido pela Prefeitura,  nas categorias tecido, papel, cerâmica e outras superfícies.

* O objetivo do concurso é incentivar, fomentar e estimular a criação do design de superfície, promovendo a divulgação desta área de conhecimento em âmbito nacional, nos diferentes campos de sua atuação.

* A coordenação e a execução do Salão ficam a cargo da Secretaria de Cultura, por meio do Museu de Arte de Santa Maria (MASM).

* As inscrições permanecem abertas até o dia 21 de junho e devem ser realizadas mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e Ficha de Cadastro. Mais detalhes você encontra no sítio da Prefeitura, AQUI.

luneta cesma* Está encerrando, nesta segunda, o Ciclo Música, do Cineclube Lanterninha Aurélio. O filme a ser exibido é o longa “Retratos da Vida”, um dos mais famosos do francês Claude Lelouch.

* Com dança, música e guerra, “Retratos…” (veja a imagem) traz grande painel que inicia em 1936 e vem até os anos 80.

* Lelouch mostra os caminhos cruzados de quatro famílias e em quatro cantos do mundo: Moscou, Paris, Berlim e Nova York.  A exibição do filme começa às 7 da noite, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Muito bom ver o PSDB voltando as origens, pelo que constatei no sábado é um partido de uma kombi mesmo……..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo