MISEREOR. Encontro de lideranças debate propostas de combate à pobreza. O Projeto Esperança está junto

MISEREOR. Encontro de lideranças debate propostas de combate à pobreza. O Projeto Esperança está junto - misereor

Irmã Lourdes, do Projeto esperança, fala no encontro: parceria de 27 anos com o Misereor

O encontro começou nesta quarta-feira, tem 50 lideranças participando, de vários movimentos, com destaque, entre outros, para o Projeto Esperança/Cooesperança, de Santa Maria. Há gente dos estados sulinos, mas também da Bélgica e da Alemanhã, onde surgiu o Misereor, que trabalha na cooperação do desenvolvimento.

Objetivo do encontro, que segue até sexta-feira e o que já aconteceu? Acompanhe no material produzido pela assessoria de imprensa do Projeto Esperança e da Feira Mundial da Economia Solidária. O texto e a foto são de Maiquel Rosauro. A seguir:

Encontro discute projetos em parceria com a Misereor

O Encontro dos Parceiros da Misereor teve início na tarde desta quarta-feira (15 de maio), no Instituto São José, em Santa Maria. Cerca de 50 líderes de 22 entidades da região Sul do Brasil, Alemanha e Bélgica estão presentes no evento. Até sexta-feira (17), última dia do Encontro, os participantes objetivam avaliar e projetar novas obras em parceria com a Misereor.

O evento começou com as boas-vindas nos três idiomas dos participantes: português, francês e alemão. Logo após, foi realizada a apresentação das entidades presentes e seus objetivos. A principal meta do primeiro dia de seminário era identificar os temas de interesse comum a serem aprofundados no decorrer do evento.

– Este é um momento extremamente importante, pois as ideias levantadas neste encontro estão em sintonia com a relação de trabalho ecológico, consciente e sustentável. Há 27 anos temos parceria com a Misereor, o que muito nos orgulha – analisa a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança. 

Nesta quinta-feira, será o dia da formação de grupos de trabalhos que irão definir desafios e desenvolver estratégias de execução de projetos em novos formatos de cooperação bilateral com a Misereor. Às 19h, haverá café colonial com os produtos da Economia Solidária e da Agricultura Familiar. Às 20h, será realizado o lançamento do 2º Fórum Social de Economia Solidária, 2ª Feira Mundial de Economia Solidária, 9ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 20ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop). Estes eventos irão ocorrer entre os dias 11 e 14 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. 

Logo após o lançamento, ocorre a Noite Cultural, com apresentações artísticas e mostra de trabalhos da Economia Solidária. O lançamento dos eventos e a Noite Cultural são abertos ao público. 

Misereor – A Misereor é uma entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação ao desenvolvimento. Há mais de 50 anos, está comprometida a com a luta contra a pobreza na África, Ásia e América Latina. O Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, tem parceria com a Misereor desde 1986, por iniciativa de Dom Ivo Lorscheiter que realizou inúmeras visitas a essa entidade na Alemanha.”

PARA CONFERIR QUEM PARTICIPA DO ENCONTRO, CLIQUE AQUI.



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *