ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Antonio Alves Ramos, a morte de um benfeitor. E tem o Ginásio Municipal Sant’Anna

Isso é história!

1930, 27 de março – Morre, na cidade, aos 80 anos, o benemérito cidadão Antônio Alves Ramos, grande benfeitor do Patronato que leva seu nome. Nascido em Portugal, a 24 de junho de 1850, veio para o Brasil com 14 anos, iniciando a vida modestamente, como caixeiro. Após trabalhar como empreiteiro na construção de diversos trechos ferroviários do Rio Grande do Sul, estabeleceu-se com comércio em Santa Maria, fundando o Armazém Ramos, que se transformou na atual Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Foi casado com Etelvina Brenner Ramos, de tradicional família santa-mariense.

Junho (data indeterminada) – Os oficiais responsáveis pela revolta de 16 de novembro de 1926, Alcides e Nelson Gonçalves Etchegoyen, Heitor Lobato Vale e Iguatemi Graciliano Moreira são condenados à pena mínima de 2 anos de prisão.

4 de agosto – O Ginásio Municipal Sant’Anna, atual Colégio Sant’Anna, é equiparado às escolas complementares do Estado.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo